Localização-alocação de centros de integração logística submetidos a demandas par-a-par

Autores

  • Vanessa de Almeida Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Vinicius Leal do Forte Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Abilio Lucena Universidade Federal do Rio de Janeiro - PESC/COPPE/UFRJ
  • Artur Monteiro Leitão Junior Ministério dos Transportes - SPNT/MT
  • Luiz Carlos de Souza Neves Pereira Ministério dos Transportes - SPNT/MT
  • Francielle Avancini Fornaciari Ministério dos Transportes - SPNT/MT

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1027

Palavras-chave:

Otimização, Centro de integração logística, Planejamento de transporte.

Resumo

A partir do lançamento do Plano Nacional de Logística e Transporte – PNLT, o planejamento estratégico do setor de transportes brasileiro passou a apontar para a necessidade de instalação de Centros de Integração Logística – CILs; visando promover a intermodalidade e, consequentemente, aumentar tanto a eficiência do setor quanto a competitividade do país. Este trabalho investiga o uso de um modelo matemático de localização-alocação para o problema. O modelo se baseia no atendimento explícito de demandas par-a-par e na minimização dos custos logísticos envolvidos. Foi testado considerando um cenário que envolve quatro produtos economicamente relevantes e utilizando a base de dados georreferenciada do PNLT, estimada para o ano de 2023. Os resultados obtidos propõem a abertura de 10 CILs, reduzindo custos de transporte e gerando ganhos de eficiência para o setor, como um todo.

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

Guimarães, V. de A., Ribeiro, G. M., do Forte, V. L., Lucena, A., Leitão Junior, A. M., Pereira, L. C. de S. N., & Fornaciari, F. A. (2017). Localização-alocação de centros de integração logística submetidos a demandas par-a-par. TRANSPORTES, 25(1), 51–60. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1027

Edição

Seção

Artigos