Auditoria da segurança viária

Autores

  • Christine Tessele Nodari
  • Luis Antonio Lindau

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v9i2.170

Resumo

A Auditoria de Segurança Viária - ASV, originada no Reino Unido na década de 80, tem por objetivo diminuir a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito por meio da realização de vistorias periódicas com foco nas questões de segurança. Este artigo objetiva revisar a ASV, apresentando seus principais conceitos, objetivos, resultados alcançados, aplicabilidade, aspectos legais, custos e benefícios.

A realização de ASV no Brasil é ainda muito incipiente. Por outro lado, em países como a Inglaterra, Dinamarca, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que possuem índices de acidentes substancialmente menores que os brasileiros, a realização de ASV já é prática obrigatória.

A adoção da ASV possibilita economias significativas de recursos. A experiência resultante de duas décadas de condução de ASV sugere que os custos associados à sua execução representam um aumento de apenas 4 a 10% no custo total do projeto. Embora os benefícios gerados sejam de difícil quantificação, estima-se que a condução de ASV resulte em relações benefício-custo na ordem de 15:1; estimativas mais otimistas avaliam essa relação em 20:1. Essas estimativas indicam o grande potencial de retorno social e econômico decorrente da sua aplicação, o que referenda a difusão atual da prática de ASV por diversos países do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2001

Como Citar

Nodari, C. T., & Lindau, L. A. (2001). Auditoria da segurança viária. TRANSPORTES, 9(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v9i2.170

Edição

Seção

Artigos