Alternativas energéticas para o transporte público urbano no Rio de Janeiro: uma análise utilizando Inventário de Ciclo de Vida (ICV)

Autores

  • Marcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia de Transportes
  • Cintia Machado Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia de Transportes
  • Fabiana do Couto Assumpção Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.736

Palavras-chave:

energia renovável, energia total, transporte coletivo, biocombustíveis, ciclo de vida.

Resumo

Nos municípios brasileiros com mais de 60.000 habitantes, os ônibus responderam por mais de 25% das viagens urbanas no período de 2003 a 2009, tendência que não deve se alterar no médio prazo. Mundialmente, os ônibus dependem do óleo diesel de petróleo como fonte energética. No Brasil, há fontes alternativas como o biodiesel, gás natural e etanol e sua escolha deve considerar a avaliação de todo o seu ciclo de vida. Neste trabalho, aplica-se um procedimento de Inven-tário de Ciclo de Vida (ICV), etapa essencial à realização da Análise de Ciclo de Vida (ACV), para analisar 6 alternativas energéticas: óleo diesel de petróleo (D100), biodiesel puro (B100) ou misturado ao diesel de petróleo (B5), gás natural de forma dedicada (GNC) ou em conjunto com o óleo diesel de petróleo (B5GNC) e etanol hidratado aditivado (E95). Quanto ao consumo de energia total, as alternativas D100, B5 e B5GNC se destacam nesta ordem. Se o uso de energia renovável e a redução de emissões líquidas de CO2 forem as metas principais, as alternativas E95 e B100 devem ser as privilegiadas.

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Publicado

05-05-2014

Como Citar

D’Agosto, M. de A., Oliveira, C. M., & Assumpção, F. do C. (2014). Alternativas energéticas para o transporte público urbano no Rio de Janeiro: uma análise utilizando Inventário de Ciclo de Vida (ICV). TRANSPORTES, 22(1), 76–97. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.736

Edição

Seção

Artigos