Modelo matemático para o planejamento da circulação de trens em ferrovias de linha singela

Autores

  • Edson Pimentel Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Pedro Pelacani Berger Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Teixeira Carvalho VLI S/A
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.903

Palavras-chave:

Problema de planejamento da circulação de trens, Operação ferroviária, Train Timetabling Problem, Transporte ferroviário.

Resumo

Nos últimos anos a exportação de commodities agrícolas e minerais vem crescendo no Brasil e isto tem levado a um aumento de demanda de transporte ferroviário. Assim, é importante que modelos matemáticos sejam propostos para o planejamento da circulação dos trens que tenham por objetivo o aumento da quantidade de trens circulando na ferrovia. Desta forma, este artigo apresenta um modelo matemático baseado no modelo Job Shop para o Problema de Planejamento da Circulação de Trens em uma ferrovia de linha singela. O modelo proposto permite que os trens sejam atrasados ou adiantados na partida visando reduzir o tempo parado em pátios de cruzamento. O modelo foi resolvido utilizando CPLEX 12.6 e testes foram realizados com dados reais da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os resultados do modelo foram comparados com os resultados da FCA e em todos os cenários testados o modelo obteve redução do tempo de viagem dos trens.

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Biografia do Autor

Edson Pimentel Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Egnharia Civil pela UFES (2015). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UCL(2006). Atualmente é Professor Efetivo do IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Cariacica.

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006) Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES.

Pedro Pelacani Berger, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrado em Engenharia Civil

João Teixeira Carvalho, VLI S/A

Engenheiro Ferroviário da VLI S.A., Engenheiro de Produção e Pós-graduado em Engenharia Ferroviária PUC-BH

Glaydston Mattos Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES. 

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

Pereira, E. P., Rosa, R. A., Berger, P. P., Carvalho, J. T., & Ribeiro, G. M. (2017). Modelo matemático para o planejamento da circulação de trens em ferrovias de linha singela. TRANSPORTES, 25(1), 12–20. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.903

Edição

Seção

Artigos