Eficiência dos terminais aeroportuários brasileiros considerando a percepção de satisfação do passageiro

Autores

  • Nathane Ana Rosa Negri Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Giovanna Miceli Ronzani Borille Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1572

Palavras-chave:

Análise envoltória de dados, Terminal de passageiros aeroportuários, Satisfação do passageiro.

Resumo

A satisfação do passageiro em aeroportos é tema de grande importância para a comunidade científica e para o operador, dado que o usuário se trata de um importante cliente ao aeroporto. Observa-se, na literatura nacional e internacional, uma tendência em analisar a satisfação do usuário. Porém, é detectada uma lacuna no que diz respeito aos estudos que avaliam a eficiência aeroportuária com inserções de variáveis de percepção da satisfação do passageiro. Nesse contexto, o objetivo do artigo é avaliar a eficiência de 15 relevantes aeroportos brasileiros por meio do método da Análise Envoltória de Dados. O modelo permite analisar diferentes variáveis, sendo a satisfação dos usuários uma dessas variáveis (output). Mediante o modelo DEA-BCC, nota-se que 46,66% dos aeroportos avaliados apresentaram eficiência máxima relativa no ano de 2016, para os requisitos de análise.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Negri, N. A. R., & Ronzani Borille, G. M. (2019). Eficiência dos terminais aeroportuários brasileiros considerando a percepção de satisfação do passageiro. TRANSPORTES, 27(1), 96–110. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1572

Edição

Seção

Artigos