Um ambiente multiagent system (MAS) distribuído aplicado à gestão integrada da operação portuária

Autores

  • Rodrigo de Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael da Silva Banos UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruno Mannato Angius UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thiara Cezana Gomes UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.777

Resumo

Tendo em vista o aumento do transporte marítimo no mundo e a consequente demanda por operações nos portos, os operadores buscam formas de minimizar o tempo de permanência dos navios no porto. Para atracar um navio, os portos necessitam ter disponíveis diversos recursos. Assim, planejar a designação de recursos eficientemente para não atrasar a atracação dos navios é vital para os portos. Esta designação é dinâmica, pois atrasos e antecipações na chegada dos navios ocorrem por diversos fatores demandando assim que ela seja atualizada constantemente. Este artigo propõe um Multiagent System (MAS) para resolução da designação de recursos de forma distribuída e em tempo real, visando reduzir o tempo de espera para atracação dos navios. Testes foram realizados em 27 cenários e os resultados mostraram que o MAS resolveu instâncias de teste de grande porte e nos cenários mais próximos do real, ele resolveu em um tempo pequeno e com soluções estáveis.

 

 

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Biografia do Autor

Rodrigo de Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES. Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes.

Rafael da Silva Banos, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Bruno Mannato Angius, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Thiara Cezana Gomes, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil (Área de estudo: Transportes) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2015). Especialista em Engenharia de de Segurança do Trabalho pela UFES (2012). Engenheira de Produção pela UFES (2011). Pesquisadora de modelos matemáticos aplicados à área de planejamento de operações portuárias.

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Publicado

12-09-2016

Como Citar

Rosa, R. de A., Banos, R. da S., Angius, B. M., & Gomes, T. C. (2016). Um ambiente multiagent system (MAS) distribuído aplicado à gestão integrada da operação portuária. TRANSPORTES, 24(2), 34–45. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.777

Edição

Seção

Artigos