Análise do comportamento mecânico de um pavimento reciclado com adição de diferentes agentes estabilizadores

Autores

  • Francisco Dalla Rosa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo
  • Fabiano da Silva Jorge Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo
  • Lélio Antônio Teixeira Brito Laboratório de Pavimentação Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti Laboratório de Pavimentação Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.880

Palavras-chave:

Reciclagem de pavimentos, Cimento Portland, Emulsão asfáltica.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do comportamento mecânico de um pavimento reciclado com adição de dois agentes estabilizadores. O material de estudo, foi coletado junto à BR-116 próximo ao município de Pelotas/RS, é resultado da trituração do revestimento e parte da base. Utilizou-se o cimento Portland e uma emulsão asfáltica como agentes melhoradores de desempenho mecânico da mistura. Foi avaliado o comportamento mecânico da mistura sem os aditivos, e posteriormente com a adição de cada um deles. Os resultados apontaram que a adição de cimento Portland promoveu considerável acréscimo do Módulo de Resiliência (MR), e que esse valor teve um pequeno decrescimento com a adição da emulsão asfáltica. Por outro lado, a adição somente de emulsão asfáltica promoveu pequeno acréscimo do valor do MR triaxial, mostrando-se assim uma mistura mais dúctil em relação às misturas que continham cimento Portland.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 11579. Cimento Portland — Determinação do índice de finura por meio da peneira 75 μm. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nor-mas Técnicas, 2012, p. 4.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16018. Misturas asfálticas – Determinação da rigidez por compressão diametral sob carga repetida. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2011, p. 12.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14491. Emulsões asfálticas - Determinação da viscosidade Saybolt Furol. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2007, p. 8.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6568. Emulsões asfálticas - Determinação do resíduo de destilação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2005, p. 5.

Bernucci, L. B. et al. Pavimentação asfáltica: formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro, 2008. Petrobrás: ABEDA. p. 504.

Bonfim, V. Fresagem de pavimentos asfálticos. São Paulo: Ed. Exceção, 3.ed, 2010, p.127.

Brito, L. A. T.; Ceratti, J. A. P.; Victorino, D. R. Indicadores do Desempenho de Misturas Asfálticas Determinados Através do Ensaio de Compressão Diametral. Revista Transportes. v. 16, n. 1, p.36-44, 2008. DOI: dx.doi.org/10.14295/transportes.v.16i1.10

Costa, C.; Pinto, S. O uso de reciclagem de pavimentos como alternativa para o desenvolvimento sustentável em obras rodoviá-rias no Brasil. São Paulo: Revista Engenharia, 602.ed, 2011. p. 96-102.

Croteau, J. M.; Lee, S. Q. S. Cold In-Place Recycling: Perfor-mance And Practices. In: XIIIth IRF World Meeting. Toronto/ Canada, 1997. p. 13. Disponível em: library.tac-atc.ca/proceedings/1997/08_0519.pdf> Acesso em (30/06/2015).

Cunha, C. M. Reciclagem de Pavimentos Rodoviários Flexíveis Diferentes Tipos de Reciclagem. Dissertação (Mestrado) - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa: Departamento de Engenharia Civil, 2010. p.110.

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpor-tes. DNIT IPR – 720/06. Manual de restauração de pavimentos asfálticos. Rio de Janeiro, 2.ed, 2006, p. 313. Disponível em: www1.dnit.gov.br/ipr_new/..%5Carquivos_internet%5Cipr%5Ci

pr_new%5Cmanuais%5CManual_de_Restauracao.pdf> Acesso em (30/06/15).

________. DNIT 167/2013-ES. Pavimentação – Reciclagem profunda de pavimentos “in situ” com adição de cimento Portland – Especificação de Serviço, 2013, p.11. Disponível em: ipr.dnit.gov.br/normas/DNIT167_2013_ES.pdf> Acesso em: (30/06/2015).

________. DNIT 136/2010-ME. Pavimentação asfáltica - Misturas asfálticas – Determinação da resistência à tração por compressão diametral – Método de ensaio, 2010, p. 6. Disponível em: ipr.dnit.gov.br/normas/DNIT136_2010_ME.pdf> Acesso em (30/06/15).

Fu, P.; Jones, D.; Harvey, J. T. The effects of asphalt binder and granular material characteristics on foamed asphalt mix strength. Construction and Building Materials. n. 25, 2011. p. 1093–1101. DOI: dx.doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2010.06.067

Franco, F. A. C. P. Método de dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos asfálticos – SisPav. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: www.p.coc.ufrj.br/teses/doutorado/geotecnia/2007/Teses/FRANCO_FACP_07_t_D_geo.pdf> Acesso em (30/06/2015).

Kavussi, A.; Modarres, A. Laboratory fatigue models for recycled mixes with bitumen emulsion and cement. Construction and Building Materials. 2010, n. 24, p. 1920–1927. DOI: dx.doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2010.04.009

Marmitt, H. M.; Casagrande, M. D. T.; Ceratti, J. A. P. Caracte-rização de propriedades resilientes de três britas graduadas utilizadas em pavimentos no sul do Brasil. Teoria e Prática na Enge-nharia Civil, 2010, n. 15, p.63-69. Disponível em: www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art7_N15.pdf> Acesso em (30/06/2015)

Motta, L. M. et al. In: 16º Encontro de Asfalto do Instituto Brasi-leiro de Petróleo. Trecho de reciclagem a frio na BR-393 – Avaliação após 8 anos da implantação. IBP03102, Anais. Rio de Janeiro, 2002.

Niazi, Y; JalilI. M. Effect of Portland cement and lime additives on properties of cold in-place recycled mixtures with asphalt emulsion. Construction and Building Materials, 2009, n. 23, p. 1338–1343. DOI: dx.doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2008.07.020

PCA – Portland Cement Association. Full-Depth Reclamation: Recycling roads save money and natural resources, 2005. p.6. Disponível em: <http://www.roadrecycling.org/SR995.PDF> Acesso em (30/06/2015)

Ponte, R. S.; Branco, V. T. F. C.; Holanda, A. S.; SoareS, J. B. Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do Módulo de Resiliência de misturas asfálticas. Revista Transportes. v. 22, n. 2, 2014. p. 85-94. DOI: dx.doi.org/10.14295/transportes.v22i2.792

Puppala, A. J.; Hoyos, L. R.; Potturi, A. K. Resilient Moduli Response of Moderately Cement-Treated Reclaimed Asphalt Pavement Aggregates. Journal of Materials in Civil Engineering – ASCE. v. 23, n. 7, 2011. p. 990-998. DOI: dx.doi.org/10.1061/(ASCE)MT.1943-5533.0000268

Specht, L. P.; Pires, G. M.; Vitorello, T.; Hirsh, F.; Cronst, F.; Bergmann, E.; Tiefensee, M. D. Utilização de material fresado como camada de pavimento: estudo laboratorial e aplicação em campo. In: 42ª Reunião Anual de Pavimentação. Rio de Janeiro: ABPv, 2013. 12 p.

Suleiman, N. A State-of-the-Art Review of Cold in-Place Recycling of Asphalt Pavements in the Northern Plains Region. Final Report. FHWA, 2002. 102 p. Disponível em: www.dot.nd.gov/divisions/materials/research_project/und

final.pdf . Acesso em (30/06/2015).

Taha, R.; AI-Harthy, A.; Ai-ShamsI, K.; Ai-Zubeidi, M. Cement Stabilization of Reclaimed Asphalt Pavement Aggregate for Road Bases and Subbases. Journal of Materials in Civil Engineering – ASCE. v. 14, n. 3, 2002. p. 239-245. DOI: dx.doi.org/10.1061/(ASCE)0899-1561(2002)14:3(239)

Trichês, G.; Santos, A. Desempenho da Reciclagem Com Adição de Cimento da Rodovia SC 150. In: 42 RAP, 2013, Gramado. In: 42ª Reunião Anual de Pavimentação, 2013, Rio de Janeiro: ABP v. 12.

________. Avaliação do Desempenho da Reciclagem do Pavi-mento da Rodovia SC 303. In. 7º Congresso Brasileiro de Rodo-vias e Concessões, 2011, Foz do Iguaçu. p.15.

Downloads

Publicado

28-08-2015

Como Citar

Dalla Rosa, F., Jorge, F. da S., Brito, L. A. T., & Ceratti, J. A. P. (2015). Análise do comportamento mecânico de um pavimento reciclado com adição de diferentes agentes estabilizadores. TRANSPORTES, 23(2), 95–104. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.880

Edição

Seção

Artigos