Percepções de indivíduos acerca do uso da bicicleta como modo de transporte

Autores

  • Janice Kirner Providelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos
  • Suely da Penha Sanches Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v18i2.424

Resumo

Resumo: O objetivo desse artigo é investigar as percepções de indivíduos acerca do uso da bicicleta. Para isso, foi realizada uma pesquisa de atitude que teve como base alguns fatores que influenciam na escolha da bicicleta como modo de transporte. Os resultados da pesquisa de atitude possibilitaram o desenvolvimento de uma escala de aceitabilidade ao uso da bicicleta, que indica quão favorável os indivíduos são em relação ao ciclismo. Além disso, a análise da pesquisa de atitude indica que os fatores a respeito dos quais houve maior concordância positiva entre os entrevistados são os que demonstram o ciclismo como um transporte barato e bom para a saúde. A escala de aceitabilidade ao ciclismo pode ser utilizada como um dos critérios para determinar a demanda potencial para o uso da bicicleta, além de acrescentar mais uma característica ao perfil dos entrevistados, auxiliando, assim, planejadores de transportes na promoção do uso da bicicleta.

Abstract: The objective of this paper is to investigate the perceptions of individuals about the use of bicycles. In order to do this, an attitude survey was performed based on a few factors that influence the choice of the bicycle as a mode of transport. The results of the attitude survey enabled the development of a scale of acceptability to bicycle use, which indicates how favorable people are towards cycling. In addition, analysis of the attitude survey indicates that factors on which there was a higher positive correlation among the respondents are the ones that show cycling as a mode of transport that is cheap and good for health. The scale of acceptability to cycling can be used as a criterion to determine the potential demand for bicycle use, besides adding another feature to the profile of respondents, thus, helping transport planners in promoting bicycle use.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2010

Como Citar

Providelo, J. K., & Sanches, S. da P. (2010). Percepções de indivíduos acerca do uso da bicicleta como modo de transporte. TRANSPORTES, 18(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v18i2.424

Edição

Seção

Artigos