Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista TRANSPORTES?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista TRANSPORTES é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) que tem por missão divulgar artigos técnicos e científicos e outras matérias de interesse para seus associados e para a comunidade profissional de Transportes e áreas afins.

São aceitos para publicação apenas trabalhos de natureza técnico-científica, de caráter original, que não tenham sido submetidos para publicação em nenhum outro veículo. Também podem ser publicadas discussões sobre artigos publicados na revista, resenhas bibliográficas e artigos convidados, escritos por profissionais renomados sobre temas de interesse da comunidade e da própria ANPET.

A seleção dos manuscritos para publicação baseia-se num processo de revisão por especialistas (peer review).  O processo de avaliação usado é o double-blind, no qual os avaliadores desconhecem os autores do manuscrito e vice-versa. Um artigo só é publicado após ter sido avaliado e recomendado por pelo menos dois avaliadores ad-hoc.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico. Se o manuscrito submetido já tiver sido publi­cado anteriormente na sua forma atual (ou em forma muito semelhante) num congresso ou em outro veículo qualquer, fornecer as informações pertinentes em "Comentários ao Editor" e avisar o editor no e-mail gerado pelo sistema. No caso de manuscritos previamente publicados em congressos (ANPET, Panam, etc.), é desejável incluir os pareceres dos avaliadores do congresso como anexo nesta mensagem.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato .doc (Microsoft Word 2003) ou .rtf e não ultrapassam 12 MB.

  3. O texto segue os padrões de estilo e de referências bibliográficas descritos nas instruções para autores de trabalhos submetidos aos congressos da ANPET (exceto quanto ao número máximo de páginas e espaçamento das linhas). Essas instruções podem ser encontradas no site da ANPET ou solicitadas ao editor.

  4. O arquivo do manuscrito foi preparado de tal forma que:
    • O texto tem até 8.000 palavras, sendo que cada figura ou tabela vale 200 palavras;
    • O texto está em espaço 1,5;
    • As margens são 25 mm em todos os lados do papel;
    • O texto usa fonte Times Roman de 12 pontos;
    • Emprega-se itálico em vez de sublinhado;
    • As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto, depois de serem citadas, e não como anexos no final do documento;
    • As tabelas estão formatadas de forma similar à usada em artigos recentes publicados pela revista
    • As figuras estão em formato vetorial (wmf, svg, eps, etc.); fotos ou mapas em formato raster tem qualidade suficiente para publicação (300 dpi).
  5. Os arquivos criados como documentos do Word (.doc) atendem aos seguintes requisitos:

    • O arquivo foi gravado no formato Word 2003 (.doc) e não .docx;
    • As figuras estão em formato vetorial (alta qualidade);
    • Códigos de programas e figuras constituídas apenas por texto são editáveis dentro do Word;
    • As tabelas são editáveis no Word; e
    • As equações são editáveis e foram inseridas usando-se o editor de equações do Word (em documentos Word 2007 ou mais recente, use inserir/objeto/Microsof Equation Editor 3.0) ou o MathType (compatíveis com a versão 5.2 ou anterior).
  6. A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:

  1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
  2. Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
  3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
  4. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
  5. Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
  6. Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação ou pela ANPET, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.