Avaliação do potencial de melhoria dos processos de empresas de transporte rodoviário urbano: estudo de caso em três empresas de Porto Alegre – RS

Miriam Borchardt, Giancarlo Medeiros Pereira, Antônio Sérgio Coelho

Resumo


Este artigo apresenta os dados obtidos a partir de estudos de casos em três empresas de transporte coletivo rodoviário urbano de Porto Alegre. O objetivo é identificar o potencial de melhoria dos processos destas organizações. Para tanto, foi desenvolvido um instrumento de diagnóstico que considera a realidade do setor de transporte por ônibus nesta cidade e sistemas de gestão baseados na melhoria dos processos, tais como: critérios de excelência do Prêmio ANTP de Qualidade, os princípios da Mentalidade Enxuta e do Lean Management. O conhecimento do cliente e de suas expectativas é um fator considerado relevante pelas três organizações estudadas. A integração da cadeia de valor do sistema de transporte é um dos parâmetros avaliados que apresenta o maior potencial de melhoria.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v13i2.102

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2005 Miriam Borchardt, Giancarlo Medeiros Pereira, Antônio Sérgio Coelho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.