Avaliação do potencial de melhoria dos processos de empresas de transporte rodoviário urbano: estudo de caso em três empresas de Porto Alegre – RS

Miriam Borchardt, Giancarlo Medeiros Pereira, Antônio Sérgio Coelho

Resumo


Este artigo apresenta os dados obtidos a partir de estudos de casos em três empresas de transporte coletivo rodoviário urbano de Porto Alegre. O objetivo é identificar o potencial de melhoria dos processos destas organizações. Para tanto, foi desenvolvido um instrumento de diagnóstico que considera a realidade do setor de transporte por ônibus nesta cidade e sistemas de gestão baseados na melhoria dos processos, tais como: critérios de excelência do Prêmio ANTP de Qualidade, os princípios da Mentalidade Enxuta e do Lean Management. O conhecimento do cliente e de suas expectativas é um fator considerado relevante pelas três organizações estudadas. A integração da cadeia de valor do sistema de transporte é um dos parâmetros avaliados que apresenta o maior potencial de melhoria.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v13i2.102

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2005 Miriam Borchardt, Giancarlo Medeiros Pereira, Antônio Sérgio Coelho

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.