Localização-alocação de centros de integração logística submetidos a demandas par-a-par

Vanessa de Almeida Guimarães, Glaydston Mattos Ribeiro, Vinicius Leal do Forte, Abilio Lucena, Artur Monteiro Leitão Junior, Luiz Carlos de Souza Neves Pereira, Francielle Avancini Fornaciari

Resumo


A partir do lançamento do Plano Nacional de Logística e Transporte – PNLT, o planejamento estratégico do setor de transportes brasileiro passou a apontar para a necessidade de instalação de Centros de Integração Logística – CILs; visando promover a intermodalidade e, consequentemente, aumentar tanto a eficiência do setor quanto a competitividade do país. Este trabalho investiga o uso de um modelo matemático de localização-alocação para o problema. O modelo se baseia no atendimento explícito de demandas par-a-par e na minimização dos custos logísticos envolvidos. Foi testado considerando um cenário que envolve quatro produtos economicamente relevantes e utilizando a base de dados georreferenciada do PNLT, estimada para o ano de 2023. Os resultados obtidos propõem a abertura de 10 CILs, reduzindo custos de transporte e gerando ganhos de eficiência para o setor, como um todo.


Palavras-chave


Otimização, Centro de integração logística, Planejamento de transporte.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1027

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