Inteligência geográfica para avaliação de propostas de projeto de concessão de corredores ferroviários

Autores

  • Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos A. M. Ferraz Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do Tribunal de Contas da União
  • Cynthia F. Q. Berberian Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do Tribunal de Contas da União
  • Nilo Masukawa Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do Tribunal de Contas da Uniã
  • Nivaldo Dias Filho Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo o Tribunal de Contas da União.
  • Rherman R. T. Vieira Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do Tribunal de Contas da União
  • Eduardo A. T. Quadros Gerência de Planos e Programas, Valec Engenharia, Construções e Ferrovias

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1077

Palavras-chave:

Sistema de informações geográficas, corredores de transporte, análise multicritério, participação pública, otimização, organização, trans-parência.

Resumo

Projetos de infraestrutura de transportes demandam estudos de viabilidade como etapa antecessora as atividades de construção. As políticas públicas e os códigos ambientais que regem atualmente o processo de planejamento de transportes são mais abrangentes e complexos quando comparados ao praticado no passado. O processo atual requer a participação pública e a flexibilidade por parte dos atores envolvidos. Isso aumenta o volume de variáveis, de valores e de opiniões envolvidos no processo de tomada de decisão, demandando elevado grau de coordenação dos gestores. Soluções em geopro-cessamento foram desenvolvidas para promover a coordenação, flexibilidade e a robustêz necessárias no planejamento de transportes. A análise multicriterial acoplada a um Sistema de Informações Geográficas (GIS) permite apoiar as decisões em transportes integrando elevada gama elevada de informações, procedimentos e regras de decisão de forma coordenada e organizada. O presente trabalho aborda uma metodologia desenvolvida para processar e ilustrar alternativas de corredores ferroviários que maximizem simultaneamente as viabilidades técnica, econômica e ambiental. A solução integra 35 variáveis organizadas em 5 cenários independentes (mercadológico, logístico, socioeconômico, físico e ambiental) utilizando ferra-mentas GIS básicas e avançadas, bem como o processo analítico hierárquico de tomada de decisão. Com o modelo foi possível desenvolver análises de sensibilidade em diferentes cenários, canalizando alternativas de corredores de viabilidade visando a redução do tempo e do custo nos trabalhos de campo. Contudo a solução resultou em métricas importantes como o controle, a eficiência, a transparência e a organização dos dados e dos processos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais

Engenharia Cartográfica, Mestrado em Engenharia de Transportes com foco em Aplicações Espaciais, Doutorado em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG.

Desenvolvimento de modelos de decisão por múltiplos critérios acoplado a sistemas de informação geográfica direcionados ao planejamento de transportes

Introdução e disseminação de geoprocessamento aplicado ao planejamento de corredores de transporte

 

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Nóbrega, R. A. de A., Ferraz, C. A. M., Berberian, C. F. Q., Masukawa, N., Dias Filho, N., Vieira, R. R. T., & Quadros, E. A. T. (2016). Inteligência geográfica para avaliação de propostas de projeto de concessão de corredores ferroviários. TRANSPORTES, 24(4), 75–84. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1077

Edição

Seção

Artigos