Construção e validação de um índice para o planejamento da mobilidade com foco em polos geradores de viagens

Autores

  • Angelica Meireles de Oliveira USP
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1081

Palavras-chave:

Planejamento da Mobilidade, Polos Geradores de Viagem, Mobilidade Sustentável.

Resumo

Abordagens de planejamento destinadas a enfrentar os problemas de mobilidade associados aos grandes Polos Geradores de Viagens (PGVs) devem considerar as fases de diagnóstico, planejamento e avaliação das ações propostas. Esta é a estrutura da metodologia de sete etapas apresentada neste estudo, em que um índice de mobilidade sustentável é concebido para satisfazer necessidades locais. O objetivo deste artigo é discutir as diretrizes e procedimentos adotados para a construção e validação deste índice, estruturado em forma de um modelo hierárquico, bem como os resultados obtidos com a sua apli-cação em um campus universitário. A abordagem permitiu a identificação e avaliação dos principais fatores que afetam as condições de mobilidade do campus, além da associação destes aos diferentes modos de transporte. A importância da estra-tégia de validação foi evidenciada pela identificação de lacunas na estrutura do índice. Alguns ajustes foram então sugeridos, o que parece ser essencial para fazer do índice uma ferramenta também mais efetiva de planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, F. O.; R. A. R. Ramos e A. N. Rodrigues da Silva (2009) Cenários de Avaliação das Restrições à Mobilidade dos Pedestres em Espaços Públicos: o Caso de um Campus Universitário. RevistaTransportes, v. 17, n. 2, p. 5-15.

Balsas, C. J. (2003) Sustainable Transportation Planning on College Campuses. Transport Policy, v. 10, n. 1, 35-49.

Bardin, L. (2011) Análise de Conteúdo. Traduzido por: Reto, L. A., Pinheiro, A. Edições 70. Lisboa.

Chaves, T. S. e P. C. Duarte (2013) Acessibilidade e Mobilidade: o Campus da Universidade Federal do Pampa - Bagé/RS. Anais do XXVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Belém.

Correia, S. A. V. L. (2015) Atributos de Rede para Pedestres com Restrições de Mobilidade em um Modelo para Avaliação da Acessibilidade. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Costa, M. D. S (2008). Um índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Carlos.

Cotrim, S. L.; M. E. P. Assunção, F. A. Simões e D. A. Medeiros Filho (2012) Qualidade das Calçadas no Campus da Universidade Estadual de Maringá - PR. Anais do III Simpósio de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Maringá.

Ferreira, D. e J. P. Silva (2008). Mobilidade Sustentável em Campi Universitários - Boas Práticas Europeias. Relatório de projeto, Escola Superior de Gestão e Tecnologias, Instituto Politécnico de Leiria.

Ferreira, D.;J. P. Silva e A. B. Silva (2013) Impactos dos Modos de Transporte Sustentáveis em Instituições de Ensino Superior - o Caso do Instituto Politécnico de Leiria. Anais do 7° Congresso Rodoviário Português - “Novos desafios para a atividade rodoviária”, CRP, Lisboa.

IBGE (2010). Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Kneib, E. C.; G. M. I. Tedesco; A. P. B. G. Barros e M. Paiva (2012) PGVs e Centralidades: Impactos na Escala Urbana e Metropolitana. In: Licinio da Silva Portugal. (Org.). Polos Geradores de Viagens Orientados à Qualidade de Vida e Ambiental. 1ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, p. 671-704.

Neri, H. C. F. R. e A. D. L. Costa (2014) Transporte Não Motorizado: o Uso e Potencialidade da Bicicleta no Entorno do Campus da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Anais do XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Curitiba.

Oliveira, A. M. e A. N. Rodrigues da Silva (2014) Planejamento da Mobilidade com Foco em Grandes Polos Geradores de Viagens. Anais do XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Curitiba.

Oliveira, A. M.; T. C. Ramos e A. N. Rodrigues da Silva (2014) Introduzindo Conceitos de Mobilidade Sustentável no Ensino Superior a Partir de Problemas de Mobilidade do Campus. Anais do PLURIS - 6º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Lisboa, Portugal.

Olszak, E. (2012) Composite Indicators for a Sustainable Campus - Design Rationale and Methodology: The case of the Catholic Institute of Lille. Ecological Indicators, Lille, França, v. 23, p. 573-577.

Parra, M. C. (2006) Gerenciamento da Mobilidade em Campus Universitários: Problemas, Dificuldades e Possíveis Soluções no Caso da Ilha do Fundão - UFRJ. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Parra, M. C. e L. S. Portugal (2006) Gerenciamento da Mobilidade dentro de um Campus Universitário: Problemas e Possíveis Soluções no Caso UFRJ. Programa de Engenharia de Transportes (PET - COPPE/UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Sanches, S. P. e M. A. G. Ferreira (2013) Mobilidade em um Campus Universitário. Anais do 19° Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito. Brasília.

Stein, P. P. (2013) Barreiras, Motivações e Estratégias para Mobilidade Sustentável no Campus São Carlos da USP. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Tobias, M. S. G.; A. M. Borges e A. N. R. Brito (2013) Desafios e Soluções para Mobilidade em Campus Universitário: um Estudo de Caso na UFPA - Belém - PA. Anais do XXVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Belém.

USP São Carlos (2015) Sobre o Campus da USP em São Carlos. Disponível em: <http://www.saocarlos.usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=87>. Acesso em: 12 maio 2015.

Wilhelm A. e K. -H. Posch (2003) Mobility Management Strategies for the Next Decades. Proceedings of the 82nd Transportation Research Board Annual Meeting, TRB, Washington, D.C.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

de Oliveira, A. M., & Rodrigues da Silva, A. N. (2016). Construção e validação de um índice para o planejamento da mobilidade com foco em polos geradores de viagens. TRANSPORTES, 24(3), 29–37. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1081

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica