Planejamento do transporte de empregados por uma frota de ônibus fretada por meio de um modelo matemático baseado no Open Vehicle Routing Problem (OVRP)

Autores

  • Rayane Florentina Scárdua UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jodelson Aguilar Sabino UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lirielly Ruela Vitorugo UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1089

Palavras-chave:

Open Vehicle Routing Problem (OVRP), Transporte Fretado de Passageiros, Logística Urbana.

Resumo

O cenário da mobilidade urbana atual causa à sociedade vários problemas de transporte e qualidade de vida, tais como: altos níveis de congestionamento, lotações em transportes públicos, insuficiência de estacionamento e poluição. O transporte de passageiros por fretamento surge como alternativa para a solução dos problemas de mobilidade podendo cola-borar para diminuir os congestionamentos e a emissão de poluentes. Algumas empresas oferecem como benefício a seus empregados o transporte de ida e volta do trabalho por ônibus fretados. Assim, é proposto nesse artigo uma adaptação de um modelo matemático baseado no Open Vehicle Routing Problem (OVRP) para o planejamento do transporte de empregados por meio de uma frota de ônibus fretada visando à redução do custo total gasto pela empresa. O modelo foi aplicado a uma empresa localizada em Vitória-ES e os resultados obtidos pelo modelo indicaram uma redução no custo de transporte quando comparado ao atualmente pago pela empresa.

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Biografia do Autor

Rayane Florentina Scárdua, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheira de Produção, trabalhando em empresa privada

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes.

Jodelson Aguilar Sabino, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo(1987), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo(2004) e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2008). Atualmente é GERENTE DE PROJETOS DE TI da Companhia Vale do Rio Doce. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:ANT COLONY SYSTEMS, PLANEJAMENTO OPERACIONAL DE FERROVIAS.

Lirielly Ruela Vitorugo, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Formanda em Engenheira de Produção e pesquisadora de Iniciação Cientifica no LAMMEP

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Scárdua, R. F., Rosa, R. A., Sabino, J. A., & Vitorugo, L. R. (2016). Planejamento do transporte de empregados por uma frota de ônibus fretada por meio de um modelo matemático baseado no Open Vehicle Routing Problem (OVRP). TRANSPORTES, 24(3), 20–28. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1089

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica