Estudo de parâmetros de compactação de solo para uso em pavimentos rodoviários

Autores

  • Albaniza Maria Da Silva
  • Leda Christiane Lucena
  • Adriano Elísio Lucena
  • José Camapum de Carvalho
  • Paulo Germano Marinho

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1098

Palavras-chave:

Sucção, curva característica de sucção, compactação.

Resumo

O processo de compactação desenvolvido por Proctor é o mais difundido atualmente. A NBR 7182/86, que regu-lamenta este ensaio no Brasil, permite quatro metodologias para execução deste, onde cada uma proporciona distintas estru-turas e porosidade dos solos. Este fato pode influenciar no comportamento mecânico e hidraúlico do solo, principalmente em camadas de pavimentos rodoviários que sofrem à influência de alterações ambientais e provocam variações de umidade nas camadas de base e sub-base. Este trabalho teve como objetivo avaliar influência das diferentes metodologias de execução do ensaio Proctor no comportamento mecânico de solos para uso em pavimentos rodoviários. A fase experimental compreendeu ensaios de compactação, compressão simples, resistência à tração por compressão indireta e determinação da curva caracte-rística por meio da técnica do papel filtro. Por meio destes ensaios pretendeu-se estabelecer correlações entre as umidades do solo, sucção e resistência mecânica destes. Os resultados demonstraram que as variações na umidade e no método de com-pactação induzem a um comportamento mecânico diferenciado e que este pode ser compreendido por meio da relação entre a sucção e o teor de umidade.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Da Silva, A. M., Lucena, L. C., Lucena, A. E., Camapum de Carvalho, J., & Marinho, P. G. (2016). Estudo de parâmetros de compactação de solo para uso em pavimentos rodoviários. TRANSPORTES, 24(4), 95–103. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1098

Edição

Seção

Artigos