Correlação da energia de fratura com parâmetros reológicos de ligantes e mástiques asfálticos

Autores

  • Vivian Silveira dos Santos Bardini Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Luis Miguel Gutiérrez Klinsky Centro de Pesquisas Rodoviárias – CCR Nova Dutra
  • José Leomar Fernandes Júnior Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos
  • Reynaldo Roque Universidade da Flórida

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1150

Palavras-chave:

Fíler mineral, Mástique asfáltico, Propriedades reológicas, Energia de fratura, Trinca por fadiga.

Resumo

A energia de fratura é uma propriedade relacionada com a contribuição de ligantes asfálticos à resistência à fadiga de misturas asfálticas e, portanto, tem grande influência no comportamento mecânico de pavimentos flexíveis, particularmente no desenvolvimento e propagação de trincas. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para um melhor entendimento dos efeitos do fíler mineral e do ligante asfáltico na relação da energia de fratura com os parâmetros reológicos de ligantes e mástiques asfálticos, em temperaturas intermediárias. Para a determinação da energia de fratura foi realizado o ensaio Binder Fracture Energy (BFE), desenvolvido na Universidade da Flórida, em função do tipo e teor do fíler mineral e do ligante asfáltico. Os resultados mostram que a energia de fratura pode ser relacionada com o módulo de cisalhamento dinâmico (G*) e com o ângulo de fase (δ), obtidos em ensaios no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR), com a rigidez [S(t)] e com a taxa de relaxação [m(t)], obtidos em ensaios de fluência de viga à flexão (BBR). No entanto, todas as correlações são tênues, reforçando a hipótese de que uma inferência mais adequada sobre o desempenho à fadiga de uma mistura asfáltica pode ser obtida quando a energia de fratura é utilizada juntamente com propriedades fundamentais tradicionais.

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

Bardini, V. S. dos S., Klinsky, L. M. G., Fernandes Júnior, J. L., & Roque, R. (2018). Correlação da energia de fratura com parâmetros reológicos de ligantes e mástiques asfálticos. TRANSPORTES, 26(1), 1–15. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1150

Edição

Seção

Artigos