Estimativa do Headway de descarga em intersecções semaforizadas com auxílio de redes neurais artificiais

Tito Livio Pereira Queiroz e Silva, Maria Alice Prudêncio Jacques

Resumo


Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um modelo para estimar o headway de descarga dos veículos em interseções semaforizadas da cidade de Brasília. Nele foi usada uma técnica alternativa empregada na aproximação de funções: as redes neurais artificiais. De maneira a analisar as vantagens e desvantagens da modelagem com as redes neurais artificiais, os resultados obtidos e as dificuldades no seu desenvolvimento foram comparados aos associados ao desenvolvimento de um modelo analítico com a análise de regressão. Para treinar e testar as redes neurais (e calibrar e validar o modelo analítico) foram utilizados dados obtidos a partir de três fontes distintas: filmagem do processo de descarga de filas, levantamentos geométricos e observações das características gerais das vias. Os resultados indicaram que apesar das redes neurais fornecerem estimativas mais precisas do headway de descarga, elas impõem maiores dificuldades para o desenvolvimento do modelo do que a técnica de análise de regressão.


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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.117

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Direitos autorais 2003 Tito Livio Pereira Queiroz e Silva, Maria Alice Prudêncio Jacques

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TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

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