Aplicação de QFD e preferência declarada no transporte de cabotagem

Marc Alan Stanton, Fernando Dutra Michel, Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, Luiz Afonso dos Santos Senna

Resumo


Este artigo versa sobre qualidade de serviço em logística. São utilizadas duas técnicas que se baseiam na pesquisa de mercado, disponíveis há algumas décadas: Quality Function Deployment (QFD) e Preferência Declarada (PD). Embora não sejam novas, o uso combinado destas técnicas tem como objetivo encontrar respostas para duas freqüentes questões do mundo dos negócios: o que desejam os consumidores e quanto eles estão dispostos a desembolsar pela satisfação de suas necessidades. A pesquisa foi realizada na indústria de transporte, com ênfase no aumento do volume transportado por cabotagem ao longo da costa brasileira.A identificação dos fatores determinantes da escolha da cabotagem, através do QFD, e a propensão em pagar por estes atributos, através da PD, permite aos ofertantes deste serviço criar uma posição competitiva sustentável, maximizando o potencial do serviço.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.119

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2003 Marc Alan Stanton, Fernando Dutra Michel, Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, Luiz Afonso dos Santos Senna

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.