Proposição de modelos de geração de viagens para Belo Horizonte

Autores

  • Leise Kelli de Oliveira UFMG http://orcid.org/0000-0002-4756-4183
  • Luciana Carneiro de Morais Stubbs Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A.
  • Nebai Tavares Gontijo Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A.
  • Renata Lúcia Magalhães de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1243

Palavras-chave:

modelos de geração de viagens, Belo Horizonte,

Resumo

Este artigo apresenta modelos de geração de viagens para sete categorias de empreendimentos (casas noturnas, condomínios residenciais, escolas de ensino fundamental e médio, hospitais, instituições de ensino superior, shopping centers e supermercados) para Belo Horizonte. Contagem classificada volumétrica de veículos, entrevistas e dados de controle de acesso foram utilizados para identificar as características dos empreendimentos e desenvolver os modelos. Os modelos desenvolvidos apresentaram boa correlação entre as variáveis utilizadas e significância estatística, exceto para condomínios residenciais e supermercados. A validação dos modelos indicou uma boa aproximação com os dados coletados em campo. A comparação com os modelos da literatura nacional indicou que investigar e desenvolver estudos para uma cidade é importante quando há necessidade de utilizá-los em estudos de impacto viário para determinação de medidas mitigadoras na implantação dos empreendimentos de impacto. Desta forma, os modelos locais são mais precisos e tendem a produzir menores erros na projeção, permitindo uma avaliação mais confiável e adequada das medidas mitigadoras necessárias para o empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, E. P. ; Portugal. L. S. (2012a). Geração de viagens em PGVs. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 4, p. 107-129.

Andrade, P. A. e L. S. Portugal (2012b). Shopping Centers. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 5, p. 137-164.

Barbosa, H. M. e R. C. Gonçalves (2000). Polo gerador de tráfego: um estudo em supermercados. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 14., 2000. Anais. Gramado.

Belo Horizonte (2010). Lei n° 9.959, de 20 de julho de 2010. Alterações na legislação urbanística municipal. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte,.

Bertazzo, A. B. S. (2008). Estimativa e avaliação do padrão de viagens geradas para instituições de ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília.

Bertazzo, A. B. S., M. A. P. Jacques, J. Galarraga e M. Herz (2014). Análise da evolução das taxas de geração de viagens publicadas pelo ITE para estabelecimentos de ensino. Journal of Transport Literature, v. 8, n. 3, p. 139-171. DOI: 10.1590/S2238-10312014000300007.

Bertazzo, A. B. S., J. Galarraga, M. Herz e Jacques, M. A. P. (2012). Estabelecimentos de Ensino. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 10, p. 287-328.

Brasil (2009). Código de trânsito brasileiro. Brasília: Senado Federal,

Cádenas, C. B. B. (2003). Geração de viagens e demanda por estacionamento em shopping centers no interior do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Carlos.

Carqueja, H. L. (2006). Estudo da geração de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamento e meio-fio para Hospitais na grande Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Castro, A. (2010). Polos geradores de tráfego: aplicação e impactos nos empreendimentos residenciais em São Paulo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

CET-SP Companhia de Engenharia de Tráfego (1983). Polos geradores de tráfego. Boletim Técnico nº 32. São Paulo: Prefeitura de São Paulo.

CET-SP Companhia de Engenharia de Tráfego (2000). Polos geradores de tráfego II. Boletim Técnico nº 36. São Paulo: Prefeitura de São Paulo.

CET- SP Companhia de Engenharia de Tráfego (2011). Modelos de atração de automóveis por shopping center. Boletim Técnico nº 46. São Paulo: Prefeitura de São Paulo.

Clifton, K. J., C. D. Muhs e K. M. Currans (2015). Adjusting ITE’s Trip Generation Handbook for urban context. The Journal of Transport and Land Use, v. 8, n. 1, p. 5-29. DOI: 10.5198/jtlu.2015.378

Denatran (2001). Manual de procedimentos para o tratamento de polos geradores de tráfego. Brasília: Denatran/FGV.

Ferreira, P. R. (2013). Geração de viagens em condomínios residenciais multifamiliares de classe média na Região Metropolitana da Grande Vitória. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Freitas, G. V. (2009). Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Galarraga, J. M. Herz, A. A. Raia Junior e G. V. Freitas (2012). Hipermercados e Supermercados. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 12, p. 373-420.

Goldner, L. A. (1994). Uma metodologia de impacto de shopping centers sobre o sistema viário urbano. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Gonçalves, F. S., D. S. C. P. S. Lemos, E. C. Kneib, L. S. Portugal (2012) Caracterização dos Polos Geradores de Viagens. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 1, p. 5-43.

Gontijo, G. A. S. (2014). Modelos e taxas de atração de viagens para pgvs-hospitais públicos localizados em cidades de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Grando, L. (1986). A interferência dos polos geradores de tráfego no sistema viário: análise e contribuição metodológica para shopping centers. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Grieco, E. P. e L. S. Portugal (2010). Taxas de geração de viagens em condomínios residenciais: estudo de caso. Transportes, v. 18, n. 1, p. 87-95. DOI: 10.14295/transportes.v18i1.386

Grieco, E., S. Marcolini, L. S. Portugal e O. Soares (2012). Estabelecimentos Residenciais. In: Portugal. L.S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 7, p. 207-236

ITE (2008). Trip generation handbook, an ite recommended practice. Washington: Institute of Transportation Engineers,

Jacobsen, A. C., H. B. B. Cybis, L. A. Lindau, A. B. Pinto (2010). Modelos de geração e variabilidade no volume diário de veículos em shopping centers. Transportes, v. 18, n. 1, p. 105-113. DOI: 10.14295/transportes.v18i1.388

Kneib, E. C. (2004). Caracterização de empreendimentos geradores de viagens: contribuição conceitual à análise de seus impactos no uso, ocupação e valorização do solo urbano. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Brasília.

Macêdo, M. M., I. M. Filizola e E. A Souza (2002). Polos geradores de tráfego: estudo de um agrupamento de clínicas médicas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 16., 2002. Anais... Natal: ANPET.

Marcolini, S. (2011). Ambiente urbano e geração de viagens: Niterói, um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Nishimori, F. T. I. e A. A. Raia Junior, A. A. (2011). Modelos de geração de viagens a prontos-socorros públicos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011. Anais... Belo Horizonte: ANPET.

Nunes, J. L. (2005). Estudo da demanda por estacionamento em instituições de ensino superior. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília.

Pinto, C. R. S., L. S. Pires, L. S. Portugal e M. Rubert (2012). Megaeventos: impactos e estratégias de transporte. In: Portugal, L. S. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de Viagens. Rio de Janeiro: Interciência. Cap. 18, p. 599-635.

Portugal, L.S. e L. G. Goldner (2003). Estudo de pólos geradores de viagens e de seus impactos nos sistemas viários e de transportes. São Paulo, SP: Edgard Blücher.

Portugal, L. S. (2012). Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência.

Rosa, T. F. A. (2003) Variáveis socioeconômicas na geração de viagens para shopping centers. Dissertação (Mestrado)- Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.

Silva, A. N. R., M. O. Rodrigues e V. M. P. Pampolha (1995). Uma proposta para determinação do número de vagas para estacionamento em supermercados em função do nível de serviço desejável. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 9., 1995. Anais... São Carlos, SP.

Silva, L. R. (2006). Metodologia de delimitação da área de influência dos pólos geradores de viagens para estudos de geração de viagens: um estudo de caso nos supermercados e hipermercados. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília.

Souza, S. C. F. (2007). Modelos para estimativa de viagens geradas por instituições de ensino superior. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília.

TECTRAN (2003a). Relatório de impacto na circulação da escola de engenharia e da faculdade de ciências econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Técnicos em Transporte Ltda.,

TECTRAN (2003b). Estudo de circulação e estacionamento: unidade Arcos/PUC Minas. Belo Horizonte: Técnicos em Transporte.

Torquato, T. L. L. e A. A. Raia Júnior (2014). Modelos de geração de viagens para condomínios residenciais horizontais. Transportes, v. 22, n. 1, p.56-64. DOI: 10.14295/transportes.v22i1.708.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

de Oliveira, L. K., Stubbs, L. C. de M., Gontijo, N. T., & Oliveira, R. L. M. de. (2017). Proposição de modelos de geração de viagens para Belo Horizonte. TRANSPORTES, 25(2), 137–155. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1243

Edição

Seção

Artigos