Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito

Marcelo Pereira Queiroz, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Yaeko Yamashita

Resumo


Este artigo descreve e aplica uma metodologia de análise espacial para identificação dos locais críticos de acidentes de trânsito com base no índice de severidade do acidente, permitindo ao analista selecionar a forma mais adequada para tratamento de cada local crítico na malha viária de uma cidade. Como principal ferramenta de análise, utiliza-se a rotina de agrupamento espacial do vizinho mais próximo a qual possibilita identificar e representar os locais críticos (interseções, trechos, corredores e áreas) de ocorrência de eventos espaciais em um mapa digital por intermédio do conceito de elipse de desvio padrão. Acredita-se que este trabalho apresenta uma significativa contribuição para a elaboração de novas metodologias de estudos de acidentes de trânsito que incorporem outras variáveis relacionadas aos acidentes, como volume de tráfego, e também outros eventos de caráter espacial que contribuem para a ocorrência deste grave fenômeno urbano.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.135

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2004 Marcelo Pereira Queiroz, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Yaeko Yamashita

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.