Pré-misturado a frio contendo escória de aciaria: Uma alternativa viável para construção de pavimentos

Autores

  • Rita de Cássia Barreto de Araújo Loures INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
  • Antonio Carlos Rodrigues Guimarães Instituto Militar de Engenharia
  • Ben-Hur de Alburquerque e Silva Instituto Militar de Engenharia
  • Carmen Dias Castro Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1372

Palavras-chave:

Pavimento de baixo custo, Materiais alternativos, Agregado siderúrgico, Emulsão asfáltica modificada por polímero.

Resumo

As misturas asfálticas do tipo Pré-Misturado a Frio (PMF) podem ser uma alternativa técnica, econômica e ambiental às misturas asfálticas do tipo Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ). Entretanto a baixa resistência mecânica do PMF produzido com os materiais convencionais atende somente às solicitações de carga de tráfego leve. Como uma alternativa para ampliação do uso desta técnica, tem-se a utilização de agregados alternativos, principalmente resíduos da indústria siderugica, tal como a escória de aciaria. No estado do Rio de Janeiro (RJ), no bairro de Santa Cruz na zona oeste, a prefeitura do RJ possui uma usina de produção de mistura asfáltica PMF e também está localizada a Empresa Siderúrgica CSA, que tem interesse em dar um destino para sua produção de agregado siderúrgico. Nesse estudo, para avaliação da utilização da escória de aciaria em misturas do tipo PMF foram dosadas misturas com emulsão convencional e modificada por polímero e submetidas aos ensaios para avaliação do comportamento mecânico: estabilidade Marshall, resistência à tração (RT), vida de fadiga por compressão diametral e dano por umidade induzida. A mistura de PMF foi aplicada em duas vias da zona oeste do RJ e foram avaliadas quanto à deflexão e extraídos corpos de prova para verificação da resistência pela estabilidade Marshall e RT. Concluiu-se, a partir dos resultados obtidos tanto de campo como de laboratório, que o pavimento resistiu às solicitações, cujas magnitudes o caracterizam como de tráfego médio.

 

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Barreto de Araújo Loures, INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Graduada em Engenharia Cival e Bacharel em Estatística.

Aluna de Mestrado em Engenharia de Tansportes na área de Infraestrutura no Instituto Militar de Engenharia (2017).

Atuando na área de Pavimentação desde 1986 na Prefeitura do Rio de Janeiro na Secretaria Municipal de Obras e Conservação.

Ocupando cargo de Gerente de Qualidade na Coordenadoria de Produção Industrial das Usinas de Asfalto da PCRJ. Gerencia os quatro laboratórios responsáveis pelo controle tecnológico das misturas asfálticas produzidas pelas usinas e dos materiais asfálticos e agregados; e Execução dos projetos de misturas asfálticas.

Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/ UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós graduação em engenharia de transportes e pósgraduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos projeto e construção atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, metodologia MCT, mecânica dos solos, pavimento ferroviário e geologia do quaternário. Atualmente também é coordenador de graduação do curso de engenharia de Fortificação e Construção do IME.

Ben-Hur de Alburquerque e Silva, Instituto Militar de Engenharia

Possui Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1997), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2003), Doutorado em Engenharia Civil, ênfase em Pavimentação, pela COPPE/UFRJ, Pós Doutorado em Engenharia Civil pela University of Virginia (USA, 2015). Atualmente é Professor dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, Pós graduação em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia, e Professor horista da PUC Rio. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, aeroportos e portos projeto e execução.

Carmen Dias Castro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF,2001), com Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Engenharia de Minas na área de concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado modalidade Sandwich no Departamento de Engenharia Química da Universitat Politècnica de Catalunya - Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona (2006 - 2007), sob orientação do professor José Luis Cortina Pallás. Possui Pós-Doutorado na área de Geotecnia, realizado comitantemente com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o laboratório de Geotecnia da COPPE/UFRJ pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor Márcio Almeida. Realizou estágio Pós-Doutoral no exterior pela University of Texas at Austin (2012), no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura sob a orientação do professor Jorge Zornberg. Atualmente trabalha no Instituto Militar de Engenharia (IME) orientando alunos do Mestrado e Pós-Graduação. Possui experiência na área de Engenharia de Civil e Engenharia de Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: tintas, minerais industriais, análise em componentes principais, cargas minerais, modelagem centrífuga, barreira capilar e drenagem ácida de minas (DAM).

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

Loures, R. de C. B. de A., Guimarães, A. C. R., Silva, B.-H. de A. e, & Castro, C. D. (2018). Pré-misturado a frio contendo escória de aciaria: Uma alternativa viável para construção de pavimentos. TRANSPORTES, 26(1), 54–67. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1372

Edição

Seção

Artigos