An exact model for airline flight network optimization based on transport momentum and aircraft load factor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1383

Palavras-chave:

Transporte aéreo, Programação de voos, Alocação de frotas, Programação linear.

Resumo

O problema da otimização da malha de uma empresa aérea pode ser dividido em subproblemas como a Programação de Voos (PV) e a Alocação de Frotas (AF), resolvidos em etapas ou de maneira integrada, normalmente com base em previsões de custos e receitas. Um modelo de programação linear é apresentado para resolver a PV e a AF de maneira integrada, porém adotando uma abordagem alternativa, baseada no momento de transporte e na taxa de ocupação das aeronaves. Tal abordagem depende apenas de previsões de demanda e permite considerar taxas mínimas de ocupação das aeronaves. São apresentados resultados da aplicação do modelo a instâncias associadas a uma empresa áerea regional brasileira. A comparação das programações de voo obtidas pela abordagem proposta em relação às obtidas por um modelo baseado em custos e receitas demonstra a validade dessa abordagem alternativa para o planejamento das malhas das empresas aéreas.

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Biografia do Autor

Daniel Jorge Caetano, Universidade de São Paulo

Graduated in Civil Engineering (2002), MA (2005) and Ph.D. (2011) in Transport Engineering, all of them obtained at Universidade de São Paulo. Currently he works as a professor at Centro Universitario Estácio de São Paulo and guest professor at Escola Politécnica da USP post-graduate program. He also works as a systems analyst at SIBi/USP. Besides the transportation and operational research focus, he has a background in computer science, with emphasis on Software Engineering, acting on the following topics: air transportation and urban transit optimization, programming and development of algorithms, programming in machine language for embedded systems and development of AJAX interfaces and electronic games.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Caetano, D. J., & Gualda, N. D. F. (2017). An exact model for airline flight network optimization based on transport momentum and aircraft load factor. TRANSPORTES, 25(4), 14–26. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1383

Edição

Seção

Artigos