Jatos ou Turboélices: Eficiência no consumo de combustível através de análise envoltória de dados

Carlos Higino Marques Junior, Giovanna Miceli Ronzani Borille, Luciana Lins de Mello, Rogéria de Arantes Gomes Eller

Resumo


Na indústria aeronáutica, o combustível é um dos mais caros insumos e, com o incessável desejo por redução de custos, as companhias aéreas buscam a otimização de suas frotas através da seleção do conjunto aeronave e motor mais eficiente para as rotas e frequências que operam. Dentro deste contexto, o presente artigo estuda o consumo de combustível de quatro companhias aéreas estadunidenses, sendo: (i) uma com frota composta exclusivamente por jatos regionais, (ii) outra por turboélices, (iii) uma terceira por jatos narrowbodies e (iv) uma quarta com frota mista de jatos regionais e turboélices. A contribuição deste trabalho reside na verificação da eficiência no consumo de combustível através de uma Análise Envoltória de Dados (DEA) tendo como premissas retorno de escala constante (CRS) e variável (VRS). Os resultados indicam que as frotas (ii) e (iii) são mais eficientes que as frotas (i) e (iv) quando se utiliza modelo DEA CRS. A abordagem VRS, no entanto, demonstra que as quatro empresas são igualmente eficientes no consumo de combustível. Ou seja, as frotas (i) e (iv) já apresentariam as melhores práticas, mas enfrentariam problema de escala. No entanto, não é possível afirmar categoricamente que os resultados se devem exclusivamente ao tipo de frota dado os diferentes mercados de atuação de cada empresa.


Palavras-chave


Turboélice, Jato, Combustível, Custo, Meio ambiente, Linha aérea.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1494

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