Estratégia de utilização da folga de tração de trens para planejamento da distribuição de vagões vazios

Patricia Costa Louzada, Rodrigo Alvarenga Rosa, Matheus Batista Foletto, Lucas de Barros Pimenta

Resumo


No transporte ferroviário, o planejamento da distribuição de vagões vazios é importante porque a maioria dos vagões nas ferrovias brasileiras retornam vazios do pátio de descarga para o pátio de carregamento não gerando receita para a ferrovia e gerando mais custos com maquinista e combustível. Assim, este artigo propõe um modelo matemático de Programação Inteira que se baseia numa estratégia para distribuição de vagões vazios, onde esses são transportados utilizando a folga na capacidade de tração dos trens que circularão com vagões carregados já programados para atendimento às demandas dos pátios. Para avaliar o modelo proposto, foram criadas instâncias baseadas em dados reais da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que foram resolvidas de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. O modelo matemático utilizando a estratégia proposta apresentou redução na formação de trens exclusivos de vagões vazios quando comparada com o planejamento manual da ferrovia.


Palavras-chave


Distribuição de vagões vazios, Operação ferroviária, Transporte ferroviário.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1537

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TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

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