Calibração do modelo de aceitação de brechas em interseções urbanas com o microssimulador de tráfego VISSIM

Alessandro Macêdo de Araújo, Manoel Mendonça de Castro Neto

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal propor um método para a modelagem do processo de aceitação de brechas em interseções urbanas não semaforizadas utilizando o microssimulador VISSIM. O método proposto tem como medida-alvo o tempo que o motorista leva no processo de avaliação das brechas, ou seja, o tempo de espera enquanto está na primeira posição da fila. O c2 da aderência entre as distribuições dos tempos de espera (simulados e observados) e a diferença entre as médias foram utilizados na estimação da brecha crítica. O método foi aplicado em uma interseção da cidade de Fortaleza. Os resultados indicaram valores levemente diferentes da brecha crítica entre os movimentos de conversão. O segundo objetivo deste trabalho é comparar o método proposto com o método de calibração mais convencional, no qual a medida-alvo é uma medida de desempenho do tráfego, como o tamanho médio da fila. O método proposto apresentou melhores resultados.


Palavras-chave


Interseções não semaforizadas; Aceitação de brechas; Brecha crítica; Simulação microscópica; Calibração.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1603

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