Quantificação do efeito benéfico de passagem inferior como barreira acústica

Adalice Flavia Duarte de Medeiros, Roberto Leal Pimentel, Ricardo Almeida de Melo

Resumo


A utilização de barreiras acústicas é uma das medidas empregadas para minimizar o impacto gerado pelo ruído, pois é possível produzir uma atenuação no nível sonoro por meio da restrição à passagem do som diretamente da fonte para o receptor. As passagens inferiores em rodovias vêm sendo usadas para evitar cruzamentos em nível entre as vias. Pressupõe-se que esse desnível pode funcionar como uma barreira acústica contribuindo com a redução do ruído nas áreas circunvizinhas, com a vantagem de possuir pouco impacto visual. Neste artigo, analisou-se a passagem inferior construída na BR-230 com o objetivo de quantificar o efeito benéfico da mesma em relação a redução do ruído emitido. Medições de ruído foram realizadas na área urbana adjacente a esta passagem e, com os resultados obtidos, foram feitas correlações com expressões do modelo CoRTN para estimativa do ruído. Verificou-se, por meio comparativo, os benefícios que a passagem inferior disporia como solução acústica. Como resultado, obteve-se uma redução média de 11,8 dB(A), constituindo uma atenuação expressiva no nível de ruído para os pontos na região de sombra acústica.


Palavras-chave


Ruído de tráfego; Passagem inferior; Barreira acústica.

Texto completo:

PDF

Referências


Arenas, J.P. (2008) Potential problems with environmental sound barriers when used in mitigating surface transportation noise. Science of the Total Environment, Vol. 405, pp. 173-179. DOI: 10.1016/j.scitotenv.2008.06.049

Bistafa, S.R. (2006) Acústica aplicada ao controle de ruído. Ed. Edgard Blucher, São Paulo, 368 p.

Cavalcante, B.V.L.; R.L. Pimentel; R.A. Melo; C.A.A. Araújo; R.G. Sousa; J.R. Gonçalves e R.M. Menezes (2013) Avaliação do efeito de passagem inferior na redução de ruído de tráfego. In: XXVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2013, Belém. Anais... V. 1. p. 1-11.

Chobeau, P.; G. Guillaume; J. Picaut; D. Ecotière e G. Dutilleux (2017) A Transmission Line Matrix model for sound propaga-tion in arrays of cylinders normal to an impedance plane. Journal of Sound and Vibration, V. 389, pp. 454-467. DOI: 10.1016/j.jsv.2016.11.005

Crombie, D.H; D.C. Hothersall e S.N. Chandler-Wilde (1995) Multiple-Edge Noise Barriers. Applied Acoustics, Vol. 44, pp. 353-367. DOI: 10.1016/0003-682X(94)00032-Q

Fujiwara K.; D.C. Hothersall e C. Hwan Kim (1998) Noise barriers with reactive surfaces. Applied Acoustics, Vol. 53, n. 4, pp. 255-72. DOI: 10.1016/S0003-682X(97)00064-9

HMSO (1988) Calculation of Road Traffic Noise. Department of Transport. London: Her Majesty's Stationery Office. 94 p.

IBGE (2018) Banco de dados: Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . (Acesso em 20/02/2018)

Ishizuka, T. e K. Fujiwara (2004) Performance of noise barriers with various edge shapes and acoustical conditions. Applied Acoustics, Vol. 65, pp. 125-141. DOI: 10.1016/j.apacoust.2003.08.006

Jiang, L. e J. Kang (2016) Combined acoustical and visual performance of noise barriers in mitigating the environmental impact of motorways. Science of the Total Environment, Vol. 543, pp. 52-60. DOI: 10.1016/j.scitotenv.2015.11.010

Kasess, C.H.; W. Kreuzer e H. Waubke (2016) Deriving correction functions to model the efficiency of noise barriers with complex shapes using boundary element simulations. Applied Acoustics, Vol. 102, pp. 88-99. DOI: 10.1016/j.apacoust.2015.09.009

Kim K.H. e G.H. Yoon (2015) Optimal rigid and porous material distributions for noise barrier by acoustic topology optimiza-tion. Journal Sound Vibration, Vol. 339, pp. 123-42. DOI: 10.1016/j.jsv.2014.11.030

Kurze, U.J. e G.S. Anderson (1971) Sound attenuation by barriers. Applied Acoustics, Vol. 4, Issue 1, pp. 35-53. DOI: 10.1016/0003-682X(71)90024-7

Kyçyku, A.; S. Lajqi e G. Hoxha (2016) Analytical Calculation of Vehicles Noise in the Road Traffic and Graphical Presentation. IFAC-PapersOnLine, V. 49, Issue 29, pp. 52-57. DOI: 10.1016/j.ifacol.2016.11.075

May, D.N. e M.M Osman (1980) The performance of sound absorptive, reflective, and T-profile noise barriers in Toronto. Journal of Sound and Vibration, V. 71, Issue 1, pp. 65-71. DOI: 10.1016/0022-460X(80)90409-5

Nunes, M.F.O. e J.P. Santos (1998). Estudo do ruído de tráfego veicular urbano em Santa Maria. In: Congresso Iberoamericano de acústica, simpósio de metrologia e normalização em acústica e vibrações do Mercosul, 1998, Florianópolis.

Oldham, D.J. e C.A. Egan (2015) A parametric investigation of the performance of multiple edge highway noise barriers and proposals for design guidance. Applied Acoustics, Vol. 96, pp. 139-52. DOI: 10.1016/j.apacoust.2015.03.012

Saliunas, D. e V. Volkovas (2015) Investigation of noise barriers enhancement efficiency for attenuation of low frequency traffic noise. MECHANIKA, Vol. 21, pp. 56-63. DOI: 10.5755/j01.mech.21.1.10137

Scholes, W. E.; A.C. Salvidge e J.W. Sargent (1971) Field Performance of a Noise Barrier. Journal of Sound and Vibration, V. 16, pp. 627-642. DOI: 10.1016/0022-460X(71)90668-7

Seznec, R. (1980) Diffraction of sound around barriers: Use of the boundary elements technique. Journal of Sound and Vibration, V. 73, Issue 2, pp. 195-209. DOI: 10.1016/0022-460X(80)90689-6

Watts, G.R. (1996) Acoustic Performance of Parallel Traffic Noise Barriers. Applied Acoustics, V. 47, n.2, pp. 95-l19. Yuzawa, M.; Sone, T. (1981). Noise reduction by various shapes of barrier. Applied Acoustics, V. 14, n. 1, pp. 65-73. DOI: 10.1016/0003-682X(95)00031-4




DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1622

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2018 Adalice Flavia Duarte de Medeiros, Roberto Leal Pimentel, Ricardo Almeida de Melo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)