Polímeros como modificadores asfálticos
Resumo
Neste trabalho foram preparadas diferentes misturas de ligante asfáltico modificado com polímeros. Foram utilizadas quatro amostras de polímeros, sendo duas de SBS, uma de SEBS e uma de Polietileno Modificado, as quais foram caracterizadas quanto a sua estrutura e propriedades térmicas através de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Cromatografia por Permeação a Gel (GPC), Análise Termogravimétrica (TGA) e Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC). O ligante modificado foi avaliado quanto a sua viscosidade, retorno elástico, comportamento reológico e estabilidade à estocagem. Foram correlacionadas a estrutura química e as transições térmicas dos polímeros com as características do ligante modificado. Os polímeros do tipo SBS foram os melhores modificadores de asfalto, quando comparado com os demais polímeros avaliados.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v10i1.164
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Direitos autorais 2002 Letícia SocaI da Silva, Maria Madalena de Camargo Forte, Luciano Pivoto Specht, Jorge Augusto Ceratti
TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.