Avaliação das emissões de co2 na etapa de transporte do etanol: aplicação de um modelo de otimização

Autores

  • José Eduardo Holler Branco Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Departamento de Economia, Administração e Sociologia Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial http://orcid.org/0000-0001-6816-6080
  • Daniela Bacchi Bartholomeu Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial https://orcid.org/0000-0003-3925-9071
  • Ana Carolina Vettorazzi Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial https://orcid.org/0000-0002-7229-4533

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1856

Palavras-chave:

Planejamento de transportes, Logística, Pesquisa operacional, Biocombustíveis.

Resumo

Recentemente foi lançado pelo governo brasileiro o programa Renovabio, visando ampliar a participação do etanol na demanda por combustíveis para veículos leves e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) firmadas no Acordo de Paris. O sucesso desse projeto pode ser favorecido por um sistema dutoviário que está sendo implantado e deve proporcionar uma alternativa logística de menor custo e com baixíssima emissão de GEE. Tendo em vista esse contexto, esse artigo propõe o desenvolvimento de um modelo de programação linear para otimizar os fluxos de transporte de etanol com o objetivo de mensurar as emissões de CO2 geradas pelas operações de transporte de etanol, assim como, para avaliar o impacto decorrente da implantação desse projeto dutoviário na mitigação das emissões de CO2 e na redução do custo de transporte. Os resultados indicam que a implantação plena dessa alternativa logística apresenta potencial para reduzir em 14% as emissões de CO2 e gerar uma economia de R$ 136 milhões por ano, no custo de transporte de etanol. O ferramental desenvolvido contribui para avaliar o impacto econômico e a mitigação de GEE causada por novas infraestruturas de transporte.

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Biografia do Autor

José Eduardo Holler Branco, Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Departamento de Economia, Administração e Sociologia Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP).

Linhas de pesquisa: Planejamento de Sistemas de Transportes, Planejamento de Sistemas Logísticos

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Branco, J. E. H., Bartholomeu, D. B., & Vettorazzi, A. C. (2020). Avaliação das emissões de co2 na etapa de transporte do etanol: aplicação de um modelo de otimização. TRANSPORTES, 28(1), 63–80. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1856

Edição

Seção

Artigos