Modelagem Integrada do Problema de Programação de Tripulantes de Aeronaves

Autores

  • Wagner de Paula Gomes Universidade de São Paulo
  • Nicolau D. Fares Gualda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.208

Resumo

Este artigo trata o Problema de Programação de Tripulantes (PPT), de importância fundamental no planejamento operacional das empresas aéreas. O PPT é normalmente dividido na literatura em dois subproblemas, formulados e resolvidos sequencialmente: Problema de Determinação das Viagens (PDV) e Problema de Atribuição de Escalas (PAE). Esta decomposição justifica-se pela sua natureza combinatória, porém deixa de proporcionar um tratamento global ao PPT, em termos de custo e qualidade da solução final. Portanto, o estado da arte envolve a solução integrada do PPT, em que ambos os subproblemas são resolvidos simultaneamente. O problema, no entanto, é NP-Difícil. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para modelagem integrada do PPT, através de um Algoritmo Genético Híbrido (AGH) associado a um procedimento de busca em profundidade, levando em conta as particularidades da legislação brasileira. A metodologia foi testada, com sucesso, para a solução de instâncias baseadas na malha real de uma empresa aérea brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner de Paula Gomes, Universidade de São Paulo

Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes

Nicolau D. Fares Gualda, Universidade de São Paulo

Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes

Downloads

Publicado

2011-11-04

Como Citar

Gomes, W. de P., & Gualda, N. D. F. (2011). Modelagem Integrada do Problema de Programação de Tripulantes de Aeronaves. TRANSPORTES, 19(1), 23–32. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.208

Edição

Seção

Artigos