Método para estimação da brecha crítica de pedestres usando microssimulação

Autores

  • Talyson Pereira Pereira Bandeira Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Lisel Expósito Martín Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Manoel Mendonça de Castro Neto Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2240

Palavras-chave:

Atraso de pedestres, Travessias semaforizada, Aceitação de brechas de pedestres, VISSIM

Resumo

Estimar a brecha crítica é crucial para modelar o nível de serviço de pedestres em cruzamentos. Modelar brechas críticas em travessias semaforizadas é ainda mais desafiador, pois a proporção de pedestres procurando brechas durante o vermelho geralmente é desconhecida. Além disso, a disposição ou não de atravessar a rua durante o sinal vermelho varia de acordo com as características do pedestre e do local, tornando a modelagem da aceitação de brechas ainda mais desafiadora. O objetivo principal deste estudo é propor um método para estimar a brecha crítica de pedestres em travessias semaforizadas usando o VISSIM. O método considera que todos os pedestres buscam brechas no vermelho e o parâmetro de brecha crítica é calibrado para cada tipo de pedestre, tendo o atraso como alvo da calibração. Os resultados mostraram valores de EPAM de 2% e 9% para os dois cruzamentos estudados. Este método foi comparado a três métodos existentes de estimativa de brechas críticas. Os resultados mostraram que o método proposto gerou as melhores estimativas de atraso, seguido do método do HCM.

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Publicado

30-04-2021 — Atualizado em 03-05-2021

Versões

Como Citar

Pereira Bandeira, T. P., Expósito Martín, L., & Mendonça de Castro Neto, M. (2021). Método para estimação da brecha crítica de pedestres usando microssimulação. TRANSPORTES, 29(1), 132–147. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2240 (Original work published 30º de abril de 2021)

Edição

Seção

Artigos