Avaliação dos níveis de NO2 atmosféricos em corredores de transporte público

Autores

  • Wendy Fernandes Lavigne Quintanilha Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Maxwell Lima Maia Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Bruno Vieira Bertoncini Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil https://orcid.org/0000-0002-1434-1960
  • Jefferson Pereira Ribeiro Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Demostenis Ramos Cassiano Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Francisco Wagner de Sousa Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Ronaldo Ferreira do Nascimento Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2508

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, Corredores de transporte público, Qualidade do ar, Transporte público

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar níveis de NO2 em diferentes situações operacionais em corredores de transporte público. A má qualidade do ar afeta o meio ambiente, a saúde da população e a economia, o que requer atenção especial ao tema. O setor de transportes é o que mais impacta na qualidade do ar nos centros urbanos, com destaque para os veículos pesados, que representam a maior parte da frota do transporte público. Diversas são as alternativas empregadas para melhoria desse sistema, como as faixas exclusivas de ônibus, buscando-se, muitas vezes, ganhos em aspectos operacionais, não considerando seu impacto ambiental. Assim, neste estudo, foram avaliados corredores de transporte no município de Fortaleza-CE, por meio da associação da amostragem passiva do NO2 e da seleção de pares viários com características físicas e operacionais semelhantes, de forma a possibilitar uma análise comparativa. As amostragens foram feitas ao longo de oito meses, buscando verificar a influência das condições de tráfego, bem como as meteorológicas. Os resultados obtidos apontam que nas vias com faixa exclusiva para transporte público, há influência positiva na concentração de NO2

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Biografia do Autor

Wendy Fernandes Lavigne Quintanilha, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (PETRAN/UFC). Tem interesse na área de impactos ambientais e transportes, transporte e logística da carga.

Maxwell Lima Maia, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Químico Industrial pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Química Industrial, com ênfase em Química Analítica e Petroquímica.

Bruno Vieira Bertoncini, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá, Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Tem interesse na área de transporte e logística da carga, impactos ambientais e transportes e transporte urbano de cargas.

Jefferson Pereira Ribeiro, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Químico Industrial pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Tem interesse na área de qualidade do ar e impactos ambientais.

Demostenis Ramos Cassiano, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Graduado em Tecnologia em Processos Químicos pelo Instituto Federal do Ceará e mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará. Tem interesse na área de qualidade do ar e impactos decorrentes do setor de transportes.

Francisco Wagner de Sousa, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Graduado em Química Industrial e Doutor em Engenharia Civil (área de concentração: Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciatura em Química UNIGRANDE. Professor do Instituto Federal de Educação do Ceará. Tem experiência na área de Química Analítica e Ambiental.

Ronaldo Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, Doutor em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Carlos. Professor na Universidade Federal do Ceará. Experiência em química analítica, com ênfase em métodos de separação de gases, química ambiental e adsorção.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

Fernandes Lavigne Quintanilha, W. ., Lima Maia, M. ., Vieira Bertoncini, B., Pereira Ribeiro, J. ., Ramos Cassiano, D. ., Wagner de Sousa, F. ., & Ferreira do Nascimento, R. . (2021). Avaliação dos níveis de NO2 atmosféricos em corredores de transporte público. TRANSPORTES, 29(3), 1–16. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2508

Edição

Seção

Artigos