Estudo laboratorial de misturas asfálticas recicladas à quente com diferentes teores de asfalto fresado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2771

Palavras-chave:

RAP, SuperPave, Seleção granulométrica Bailey, Comportamento mecânico

Resumo

O Reclaimed asphalt pavement (RAP) tem se revelado de uso potencial na composição de novas camadas granulares e até mesmo de revestimento de pavimentos. Em países como os europeus, EUA, Japão, as misturas asfálticas utilizam porcentagens da ordem de 10 a 30%, incentivando a instauração de tal metodologia também no Brasil. Nacionalmente, existem obras com tal implementação, mas no estado Goiás não há incentivos para o uso do RAP. Portanto, o objetivo deste artigo é estudar o comportamento mecânico de misturas asfálticas com elevada incorporação de RAP e compara-las a misturas recicladas e convencionais. Para tanto, misturas compostas por 33%, 45% e 100% de RAP, agregados e ligantes novos e, ainda, agente rejuvenescedor foram produzidas em laboratório. As misturas foram projetadas por meio de seleção granulométrica Bailey e dosagem SuperPave, e submetidas a ensaios mecânicos para verificação de desempenho. Quando as misturas compostas por RAP foram comparadas às misturas convencionais, verificou-se comportamento mecânico similar ou superior. Ao propor o uso do método Bailey, pôde-se verificar a influência frente à rigidez, por meio da relação entre o agregado graúdo e os valores de módulo de resiliência. Já os valores de flow number diminuíram com o aumento do teor de ligante. Em geral, os resultados obtidos embasam a viabilidade técnica do uso de RAP, bem como a maior eficiência dos métodos de seleção e avaliação granulométrica. A importância da continuidade desses estudos também é enfatizada, objetivando a padronização, para a obtenção de estruturas asfálticas mais sustentáveis e duráveis.

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Carizzio Monteiro, A. M. ., Souza Silva, J. P. ., & Ribeiro de Rezende, L. . (2023). Estudo laboratorial de misturas asfálticas recicladas à quente com diferentes teores de asfalto fresado. TRANSPORTES, 31(1), 2771. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2771

Edição

Seção

Artigos