Nível de carga de veículos comerciais em rodovias federais concedidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2849

Palavras-chave:

Pesagem Veicular, Excesso de Carga, Projeto de Pavimentos

Resumo

Ainda que haja postos de pesagem veicular coletando dados de forma quase ininterrupta no Brasil, limitada é a disponibilidade de informação sobre os níveis reais de carregamento que trafegam nas rodovias do país. Quando da impossibilidade de se executarem campanhas de pesagem adequadas para o desenvolvimento de projetos ou análises de pavimentos, considerações são feitas a respeito do carregamento da frota, que nem sempre retratam adequadamente o carregamento real. Dessa forma, esta pesquisa analisou dados de pesagem de mais de 30 milhões de veículos entre 2015 e 2020 em nove postos brasileiros, instalados em rodovias federais concedidas em estados da região Sul e Sudeste, de modo a investigar e retratar os níveis de carga observados na frota rodante no país, além de eventuais particularidades intrínsecas ao transporte de cargas brasileiro, visando estabelecer métricas que orientem projetos rodoviários no país. Para isso, foram utilizadas ferramentas comuns à ciência de dados para propor um modelo de níveis de carga alinhado ao estado da prática brasileiro. O modelo proposto retornou resultados satisfatórios quando comparados aos valores reais observados, com coeficientes de determinação entre 0,95 e 0,99, e parece ser uma alternativa viável às distribuições arbitrárias de carga comumente adotadas no país.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

Falck Grimm, H., & Antônio Teixeira Brito, L. (2023). Nível de carga de veículos comerciais em rodovias federais concedidas. TRANSPORTES, 31(1), e2849. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2849

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica