Rede de pesquisa em transportes: um instrumento de transformação e melhora da qualidade de vida

Autores

  • Licinio da Silva Portugal COPPE/UFRJ
  • Josefina Flórez Universidad Simón Bolívar
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva EESC-USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.395

Resumo

Resumo: O artigo apresenta a concepção de uma Rede de Pesquisa em transportes como uma ferramenta para o desenvolvimento de metodologias e diretrizes compatíveis com a realidade das metrópoles latino-americanas que contribuam para promover a integração dos grupos de pesquisa do continente e melhorar as condições de mobilidade e de qualidade de vida de seus habitantes. Apresenta também a estrutura dessa Rede e como, por meio da criação de uma base comum de experiências e práticas bem sucedidas, tem sido realizada a construção e a promoção do conhecimento necessário para se introduzir as transformações desejadas no planejamento integrado dos transportes, em especial dos Pólos Geradores de Viagens (PGVs), na América Latina.

Abstract: This paper presents a Transportation Research Network deployed as a tool for the development of methodologies and guidelines tailored to the reality of Latin American metropolises, fostering integration among research groups on this continent with the final aim of improving mobility conditions and upgrading the quality of life of its inhabitants. The paper shows the conceptual structure of this Network and how, through the establishment of a common pool of expertise, it is building up and promoting the knowledge needed to introduce the desired transformations in integrated transportation planning, and particularly regarding Trip Generation Hubs (TGH), in Latin America.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-02

Como Citar

Portugal, L. da S., Flórez, J., & Silva, A. N. R. da. (2010). Rede de pesquisa em transportes: um instrumento de transformação e melhora da qualidade de vida. TRANSPORTES, 18(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.395

Edição

Seção

Artigos