Desenvolvimento de um equipamento de grandes dimensões para análise de estruturas de pavimentos

Francis Massashi Kakuda, Alexandre Benetti Parreira, Glauco Túlio Pessa Fabbri

Resumo


Resumo: O artigo apresenta o desenvolvimento, a montagem e um exemplo de aplicação de um equipamento de grande porte (seção de 1,5 x 1,5m e altura de 1,2m) para o ensaio em laboratório de estruturas de pavimentos com materiais, espessuras de camadas e condições de carregamento similares às de campo. O carregamento cíclico é aplicado por um cilindro pneumático alimentado por um compressor de ar. A instrumentação é constituída de LVDTs, células de carga e de tensão total que permitem o monitoramento das cargas aplicadas, tensões no interior das camadas e deslocamentos elásticos e permanentes na superfície do pavimento. Com as bacias de deflexões determinadas a partir dos deslocamentos elásticos superficiais, é possível, por meio de retroanálise, o cálculo dos módulos de resiliência dos materiais constituintes das camadas ensaiadas. Os ensaios realizados até o presente indicam que o equipamento apresenta bom funcionamento, sendo que o sistema pneumático atende às expectativas, os transdutores fornecem medidas com a precisão exigida e os valores de módulo de resiliência calculados por meio da retroanálise são compatíveis com os determinados em ensaios triaxiais cíclicos e com os observados em campo em condições similares.

Abstract: The article presents the development, the assembly and an example of application of large-scale equipment (width of 1.5*1.5m and height of 1.2m) for testing pavement structures in laboratory, with materials, layers thicknesses and loading conditions similar to the field ones. The load is cyclic and generated from a pneumatic actuator. The instrumentation is constituted of LVDTs, load-cells and soil pressure transducers that permit monitoring the applied loads and the stress distribution in the interior of the layers, as well as plastic and elastic deformations on the pavement surface. From the deflection basin obtained, it is possible, by means of backcalculation, the determination of the materials resilient modulus. In a preliminary analysis, the equipment showed a good operation, attended to the expectations and the transducers supplied measures with the required precision. The backcalculation results were compatible with those obtained from cyclic triaxial tests and those observed in similar field conditions.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v18i2.427

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2010 Francis Massashi Kakuda, Alexandre Benetti Parreira, Glauco Túlio Pessa Fabbri

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.