Análise de custos operacionais e dos atrasos de aeronaves na Área Terminal São Paulo (TMA-SP)

Erico Soriano Martins Santana, Mauricio Ferreira Hupalo, Milton Valdir Matos Feitosa, Carlos Müller

Resumo


O artigo desenvolve uma avaliação comparativa do atraso de aeronaves em vôo na Área Terminal de São Paulo (TMA-SP), a região aérea mais congestionada no Brasil, e de seus impactos em termos de custos. Diferentes cenários de fluxo foram construídos e simulados. A avaliação econômica foi baseada no custo operacional médio de vôo na TMA-SP. A análise foi concentrada nas operações de vôo e de solo que tiveram origem ou destino nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos ou Viracopos, os três aeroportos mais movimentados da TMA-SP. O software SIMMOD Plus 4.0! foi utilizado para simular as operações no espaço aéreo e no lado aéreo dos aeroportos. Cinco cenários operacionais foram analisados. Destes, dois cenários — um considerando a operação de uma terceira pista no Aeroporto de Guarulhos e o outro considerando a remoção de aeronaves lentas do Aeroporto de Congonhas —, resultaram considerável redução no congestionamento e atraso na TMA-SP. A partir desses resultados, três novos cenários admitindo 10%, 20% e 30% de transferência de demanda de Congonhas para Guarulhos foram construídos e analisados. Os cenários propostos reduziram o atraso nos procedimentos de chegada e de partida dos vôos, diminuindo o custo operacional das empresas aéreas assim como aumentando a capacidade do sistema TMA-SP.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.56

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2006 Erico Soriano Martins Santana, Mauricio Ferreira Hupalo, Milton Valdir Matos Feitosa, Carlos Müller

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.