Análise de custos operacionais e dos atrasos de aeronaves na Área Terminal São Paulo (TMA-SP)

Erico Soriano Martins Santana, Mauricio Ferreira Hupalo, Milton Valdir Matos Feitosa, Carlos Müller

Resumo


O artigo desenvolve uma avaliação comparativa do atraso de aeronaves em vôo na Área Terminal de São Paulo (TMA-SP), a região aérea mais congestionada no Brasil, e de seus impactos em termos de custos. Diferentes cenários de fluxo foram construídos e simulados. A avaliação econômica foi baseada no custo operacional médio de vôo na TMA-SP. A análise foi concentrada nas operações de vôo e de solo que tiveram origem ou destino nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos ou Viracopos, os três aeroportos mais movimentados da TMA-SP. O software SIMMOD Plus 4.0! foi utilizado para simular as operações no espaço aéreo e no lado aéreo dos aeroportos. Cinco cenários operacionais foram analisados. Destes, dois cenários — um considerando a operação de uma terceira pista no Aeroporto de Guarulhos e o outro considerando a remoção de aeronaves lentas do Aeroporto de Congonhas —, resultaram considerável redução no congestionamento e atraso na TMA-SP. A partir desses resultados, três novos cenários admitindo 10%, 20% e 30% de transferência de demanda de Congonhas para Guarulhos foram construídos e analisados. Os cenários propostos reduziram o atraso nos procedimentos de chegada e de partida dos vôos, diminuindo o custo operacional das empresas aéreas assim como aumentando a capacidade do sistema TMA-SP.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.56

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2006 Erico Soriano Martins Santana, Mauricio Ferreira Hupalo, Milton Valdir Matos Feitosa, Carlos Müller

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.