Caracterização operacional de praças de pedágio do estado de São Paulo

Juliana Jerônimo de Araújo, José Reynaldo Setti

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar a operação de praças de arrecadação de pedágio, a fim de fornecer subsídios para o seu projeto e para o estabelecimento de parâmetros e procedimentos para avaliação do nível de serviço. Os dados foram coletados em cinco praças de pedágio do estado de São Paulo. Os aspectos operacionais estudados foram: o processo de chegadas dos veículos às praças; o perfil da velocidade durante a desaceleração dos veículos na entrada da praça; o processo de escolha da cabine pelos motoristas; o processo de atendimento dos veículos nas cabines; o perfil da velocidade durante a aceleração dos veículos na saída da praça; e as velocidades desenvolvidas nas cabines com tecnologia AVI. Através de um modelo de simulação, também se apresenta um método que exemplifica como o nível de serviço das praças poderia ser estimado a partir desses dados.


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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.58

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TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

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