Rentabilidade econômica de unidades operacionais de uma rede logística: novo método de cálculo

Autores

  • Reinaldo Pacheco da Costa
  • André Ambrosio Abramczuk
  • Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
  • Hugo Yasuyuki Tsukamoto
  • Davi Claudio

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v14i2.67

Resumo

Este artigo apresenta um método de cálculo de rentabilidade econômica de unidades operacionais (UO’s) de empresas de transporte de carga fracionada que operam através de uma rede logística com múltiplas UO’s. O cálculo da rentabilidade econômica de cada uma destas UO’s é um problema complexo. Devido ao intercâmbio de cargas entre UO’s, as receitas de uma UO estão interligadas com as receitas de outras UO’s. Os métodos tradicionais de contabilização enfrentam dificuldades quando empregados para determinar a rentabilidade econômica de UO’s de uma rede logística de UO’s interdependentes. O método descrito neste artigo elimina estas dificuldades por meio do conceito de margem de contribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2006

Como Citar

Pacheco da Costa, R., Ambrosio Abramczuk, A., Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, H., Yasuyuki Tsukamoto, H., & Claudio, D. (2006). Rentabilidade econômica de unidades operacionais de uma rede logística: novo método de cálculo. TRANSPORTES, 14(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v14i2.67

Edição

Seção

Artigos