Uma Avaliação Retrospectiva de Belém do Pará sob a Ótica da Mobilidade Sustentável

Autores

  • Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Nelson Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.687

Resumo

Neste estudo são analisadas as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém - RMB, através da aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável em cenários configurados por planos ou estudos de transportes desenvolvidos ao longo de cerca de três décadas (1980-2011). A avaliação do índice apontou melhoras desde o primeiro cenário considerado, embora a mobilidade proporcionada à população no cenário atual ainda seja ruim (0,37, em uma escala que vai de zero a um). Esse resultado é particularmente relevante, sobretudo pelo fato da região dispor de um variado conjunto de estudos e planos de transportes nos quais foram encontradas inúmeras propostas para melhorar o sistema. Infelizmente, na prática, estas propostas poucas vezes se concretizaram. O aumento constante da população e da frota de veículos torna o quadro progressivamente mais complexo, o que reduz ainda mais as perspectivas de melhoria no curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1982), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de ENgenharia de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operação de Sistemas de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte público, engenharia de tráfego, transporte urbano, transporte não motorizado e operação de transportes

Antônio Nelson Rodrigues da Silva, Universidade de São Paulo

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já freqüentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Transportes. Também nesta Escola de Engenharia construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-coordenador e coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e vice-chefe e chefe do Departamento de Transportes, onde é hoje coordenador de pós-graduação.

Referências

ANTP (2012) Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Associação Nacional de Transportes Públicos. Disponível em: <http://portal1.antp.net/site/simob/default.aspx>. Acesso em: 26/06/2012.

Azevedo Filho, M. A. N. d.; A. M. G. S. Pinheiro; J. A. Sorratini; M. H. Macêdo e A. N. Rodrigues da Silva (2011) Disponibilidade e Qualidade dos Dados para Avaliação das Condições de Mobilidade Urbana Sustentável. Anais do XXV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Belo Horizonte.

Azevedo Filho, M. A. N. d. (2012) Índice de Mobilidade Urbana Sustentável - Google Map. Disponível em: <http://goo.gl/maps/1FGR>. Acesso em: 11/07/2012.

Azevedo Filho, M. A. N. d. e A. N. Rodrigues da Silva (2012) Planos e Estudos Constituem Garantia de Melhoria dos Sistemas de Transporte Urbano? O Caso da Cidade de Belém e sua Região Metropolitana. Anais do XVII Congreso Panamericano de Ingeniería de Tránsito, Transporte y Logística, Santiago.

Black, W. R. (2010) Sustainable Transportation: Problems and Solutions. Guildorf, New York.

Caliper (Ed.) (2007) TransCAD - Transportation Planning Software - Version 5.0 GIS User’s Guide. Caliper Corporation, Newton.

Costa, M. d. S. e A. N. Rodrigues da Silva (2006) Caracterização da Mobilidade Urbana Sustentável em Contextos Distintos com Recursos de MCDA-C. Anais do XX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Brasília.

Costa, M. d. S. (2008) Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

da Assunção, M. A. (2012) Indicadores de Mobilidade Urbana Sustentável para a Cidade de Uberlândia, MG. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

GEIPOT (1978) Recomendações para Implantação Imediata. Estudo de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Belém. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, Belém.

GEIPOT (1979) TRANSCOL - Ciclovia da BL-01. Estudo de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Belém. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, Brasília.

GEIPOT (1980) Estudo de Transportes Coletivos - TRANSCOL. Estudo de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Belém. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, Brasília.

GEIPOT (1986) Estudo de Racionalização do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Belém. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, Brasília.

Google (2011) Google Earth. Google. Disponível em: <http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html>. Acesso em: 23/11/2011.

IBGE (2001) Censo Demográfico 2000. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/default_censo_2000.shtm>. Acesso em: 05/09/2011.

IBGE (2011a) Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 05/09/2011.

IBGE (2011b) IBGE - Cidades@. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 05/09/2011.

IBGE (2012) Séries Estatísticas & Séries Históricas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25/06/2012.

JICA (1991) Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Belém, República Federativa do Brasil: Relatório Final. Governo do Estado do Pará. Agência de Cooperação Internacional do Japão, Belém.

JICA (2001) Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana de Belém: Relatório Final. Governo do Estado do Pará. Agência de Cooperação Internacional do Japão, Belém.

JICA (2003) Estudo de Viabilidade Econômica de Projetos para o Melhoramento do Sistema de Transporte na Região Metropolitana de Belém na República Federativa do Brasil: Relatório Final. Governo do Estado do Pará. Agência de Cooperação Internacional do Japão, Belém.

JICA (2010) Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém na República Federativa do Brasil: Relatório Final. Governo do Estado do Pará. Agência de Cooperação Internacional do Japão, Belém.

Klautau, S. D. (1993) Estudos, Projetos e Planos: Papel Aguenta Tudo! - Avaliação Crítica das Metodologias Utilizadas nas Elaborações dos Estudos, Projetos e Planos de Transporte Coletivo Urbano, para a Região Metropolitana de Belém, no Período de 1975 a 1991. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Transportes Urbanos, Universidade de Brasília, Brasília.

Litman, T. (2009) Sustainable Transportation Indicators: A Recommended Research Program For Developing Sustainable Transportation Indicators and Data. Anais do Transportation Research Board 88th Annual Meeting, Washington, D.C.

Macedo, M. H.; A. N. Rodrigues da Silva e M. d. S. Costa (2008) Abordagem Sistêmica da Mobilidade Urbana: Reflexões sobre o Conceito e suas Implicações. Anais do 3º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - PLURIS, Santos.

Machado, L. (2010) Índice de Mobilidade Sustentável para Avaliar a Qualidade de Vida Urbana - Estudo de Caso: Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Martin, W. A. e N. A. McGuckin (1998) Travel Estimation Techniques for Urban Planning. National Cooperative Highway Research Program. Transportation Research Board - National Research Council, TRB, Washington.

Miranda, H. d. F. (2010) Mobilidade Urbana Sustentável e o Caso de Curitiba. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Miranda, H. d. F. e A. N. Rodrigues da Silva (2012) Benchmarking Sustainable Urban Mobility: The Case of Curitiba, Brazil. Transport Policy, v. 21, p. 141-151.

Mobilize (2011) Estudo Mobilize 2011: Diagnóstico da Mobilidade Urbana Sustentável em Capitais Brasileiras. Associação Abaporu, São Paulo.

Owens, S. (1995) From 'Predict and Provide' to 'Predict and Prevent'?: Pricing and Planning in Transportation Policy. Transport Policy, v. 2, n. 1, p. 43-49.

Pará (2006) Diretrizes de Ordenamento Territorial para a Região Metropolitana de Belém. Governo do Estado do Pará. Secretaria Executiva de Desenvolvimento Urbano e Regional - SEDURB, Belém.

Plowden, S. (1972) Towns Against Traffic. Andre Deutsch, London.

PMB (2006) Revisão do Plano Diretor do Município de Belém. Prefeitura Municipal de Belém. Disponível em: <http://www.belem.pa.gov.br/planodiretor/index.php>. Acesso em: 07/12/2011.

PMB (2011) Legislação Urbanística: Normas. Prefeitura Municipal de Belém. Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão. Disponível em:

<http://www.belem.pa.gov.br/segep/download/coletanea/normas.htm>. Acesso em: 31/5/2011.

PMB (2012a) Legislação Urbanística: Mapas. Prefeitura Municipal de Belém. Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão. Disponível em:

<http://www.belem.pa.gov.br/segep/download/coletanea/mapas.htm>. Acesso em: 28/6/2012.

PMB (2012b) Portal Transparência Belém. Prefeitura Municipal de Belém. Disponível em:

<http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=30>. Acesso em: 28/6/2012.

Pontes, T. F. (2010) Avaliação da Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

QGIS (2011) Quantum GIS - User Guide - Version 1.7.0 ’Wroclaw’. Quantum GIS Development Team, http://www.qgis.org.

Rodrigues da Silva, A. N.; M. D. Costa e M. H. Macedo (2008) Multiple Views of Sustainable Urban Mobility: The Case of Brazil. Transport Policy, v. 15, n. 6, p. 350-360.

Santos, D. V. d. C. (2011) Polos Geradores de Viagens Sustentáveis: Uma Proposta para o Licenciamento e a Análise de Projetos. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Downloads

Publicado

31-08-2013

Como Citar

Azevedo Filho, M. A. N. de, & Rodrigues da Silva, A. N. (2013). Uma Avaliação Retrospectiva de Belém do Pará sob a Ótica da Mobilidade Sustentável. TRANSPORTES, 21(2), 13–20. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.687

Edição

Seção

Artigos