Cross-Docking em centros logísticos de distribuição urbana: considerações sobre operação e modelagem

Autores

  • Antonio Galvão Naclério Novaes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Takebayashi Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Roberta Briesemeister Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.795

Palavras-chave:

logística urbana, modelo de filas, cross-docking, dimensionamento de terminais.

Resumo

Centros de Distribuição Urbana (CDUs) são terminais onde bens materiais, que circulam dentro da região central de uma cidade, são transportados por veículos de menor porte e de características sustentáveis. Tais terminais são operados usualmente na forma de cross-docking, onde os produtos são transferidos de caminhões maiores para veículos de distribuição local, e vice-versa. Neste artigo são feitas considerações técnicas de como os CDUs poderiam ser dimensionados, não somente considerando as partes internas do terminal, como também as docas de carga/descarga e o estacionamento externo para os veículos de carga. A metodologia proposta envolve modelos de filas de espera não tradicionais, cuja calibração envolve aproximações numéricas.

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Publicado

12-05-2015

Como Citar

Galvão Naclério Novaes, A., Takebayashi, F., & Briesemeister, R. (2015). Cross-Docking em centros logísticos de distribuição urbana: considerações sobre operação e modelagem. TRANSPORTES, 23(1), 47–58. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.795

Edição

Seção

Artigos