Sistema para sincronização e gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo multi-agentes

Marcos Vinícius Pinheiro Dib, Daniel Amaral Cardoso, Li Weigang

Resumo


Nesta pesquisa propõe-se um sistema para sincronização e gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo que combina tecnologias de Inteligência Artificial – coordenação de Multi-Agentes, e computação distribuída sobre a Internet – Grid Computacional – cuja finalidade é otimizar o fluxo de tráfego aéreo, prevendo congestionamentos e racionalizando a utilização dos recursos dos aeroportos, sem contudo, ferir os princípios de segurança estabelecidos para a área de transportes aéreos. Para demonstrar o sistema desenvolvido, são descritos sua arquitetura, seus componentes e os relacionamentos entre eles, bem como os mecanismos de negociação necessários às tomadas de decisão. A título ilustrativo, é relatado um estudo de caso de planejamento tático, simulado a partir de informações do Aeroporto Internacional de São Paulo. A combinação das duas tecnologias, coordenação de Multi-Agentes e Grid Computacional, aplicada ao problema de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo apresenta perspectivas de tornar-se um tópico promissor para pesquisas futuras.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v13i1.91

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2005 Marcos Vinícius Pinheiro Dib, Daniel Amaral Cardoso, Li Weigang

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.