Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego

Marcos José Timbó Lima Gomes, Caio Assunção Torres, Francisco Moraes de Oliveira Neto, Flávio José Craveiro Cunto

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise exploratória das variáveis que contribuem na modelagem da segurança viária ao nível estratégico e tático de planejamento. A princípio, uma base de dados geográficos de 126 zonas de tráfego é compilada a partir de dados socioeconômicos disponíveis, características da rede e dos acidentes georreferenciados. Visando separar os efeitos parciais das variáveis sobre a ocorrência de acidentes, a análise compreende: i) uma análise fenomenológica e de correlação que resultou na redução de variáveis preditoras, e ii) uma análise de regressão binomial negativa, que identificou os preditores significativos. Dada a natureza espacial dos dados geográficos, a suposição de independência espacial entre erros modelados é analisada. Os resultados confirmaram que os acidentes estão relacionados com a renda e atividade econômica, no nível estratégico, e a atributos físicos e de operação da rede, no nível tático. A evidência da dependência espacial no nível estratégico aponta direções para trabalhos futuros.

Palavras-chave


modelagem de segurança viária, modelos lineares generalizados, autocorrelação espacial.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.927

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