Modelo matemático e meta-heurística Simulated Annealing para o problema de alocação de berços com múltiplas cargas

Autores

  • Rafael Silva Banos UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Geraldo Regis Mauri Universidade Federal do Espírito Santo
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.980

Palavras-chave:

Problema de Alocação de Berços com Múltiplas Cargas, Simulated Annealing, Operação Portuária.

Resumo

Ocorre no Brasil um forte crescimento do comércio exterior na área de granéis, como minério de ferro e agrícolas que são exportados pelos portos. Assim, metodologias que auxiliem o planejamento da operação dos portos são importantes. Este artigo propõe um modelo matemático aplicado a um porto de granel que difere dos demais por três itens: 1) berços operam mais de um tipo de carga e com taxas de operação diferentes para cada um, 2) certas cargas não são operadas em todos os berços, 3) o tempo de operação é dependente do berço e da carga. O modelo proposto elabora a sequência de atendimento dos navios em cada berço e foi implementado no CPLEX 12.6. Como soluções ótimas são difíceis de serem alcançadas, é proposta também uma meta-heurística Simulated Annealing (SA). Para avaliação do modelo e do SA, foram realizados testes com dados reais do Complexo Portuário de Tubarão.

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Biografia do Autor

Rafael Silva Banos, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro de Produção UFES

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador de Pós Doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes . Professor permanente do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES) Pesquisador de modelos matemáticos aplicados às áreas: planejamento da operação portuária, planejamento da operação ferroviária, planejamento logístico e roteirização de veículos. 

Geraldo Regis Mauri, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), possui Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Computação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem experiência na área de otimização combinatória, com ênfase em programação linear, atuando principalmente nas áreas de meta-heurísticas, geração de colunas, algoritmos evolutivos e relaxações.

Glaydston Mattos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES. Tem experiência na área de Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória)

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Publicado

21-04-2016

Como Citar

Banos, R. S., Rosa, R. A., Mauri, G. R., & Ribeiro, G. M. (2016). Modelo matemático e meta-heurística Simulated Annealing para o problema de alocação de berços com múltiplas cargas. TRANSPORTES, 24(1), 51–62. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.980

Edição

Seção

Artigos