Avaliação do efeito de faixas adicionais de subida em segmentos de rodovias de pista simples

Autores

  • Frederico Amaral e Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais - Brasil
  • José Elievam Bessa Júnior Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1958-8794
  • Anáiram Lima Costa Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0002-6560-6615
  • André Luiz Cunha Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil
  • Aline Ferreira Andalício Concessionária BR-040 S/A - Via040, Minas Gerais – Brasil
  • Diego Milli da Costa Velho Concessionária BR-040 S/A - Via040, Minas Gerais – Brasil
  • Veridianne Soares Nazareth Concessionária BR-040 S/A - Via040, Minas Gerais – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2359

Palavras-chave:

Nível de Serviço, HCM, Simulação de Tráfego

Resumo

O novo método do Highway Capacity Manual (HCM) para calcular a capacidade e o nível de serviço de rodovias de pista simples deverá ser, provavelmente, baseado na Densidade de Veículos em Pelotões (FD). No Brasil, há poucos estudos que determinam o impacto de faixas adicionais em rodovias de pista simples, sobretudo envolvendo FD, que é o objetivo geral deste trabalho. Para isso, foi obtido um conjunto de dados de tráfego em segmentos de rodovia para calibrar e validar o simulador de tráfego VISSIM. Com uma versão recalibrada do simulador, foram gerados dados de tráfego em segmentos viários hipotéticos com e sem faixas adicionais, com os quais foram ajustados modelos de tráfego fluxo x FD. Os resultados da análise dos modelos indicaram que a proposta deste trabalho produziu valores de nível de serviço e de FD mais aderentes aos valores que foram observados em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elievam Bessa Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais - Brasil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre (2009) e Doutor (2015) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Foi Professor Efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Departamento de Engenharia de Transportes, entre os anos de 2014 e 2018. Atualmente, é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lotado no Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia (DETG). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Simulação de Tráfego, Capacidade viária e nível de serviço, Controle de tráfego urbano, Operação de transportes e Planejamento dos transportes.

Referências

AASHTO (2011) A policy on geometric design of highways and streets, 6th Edition. American Association of State Highway and Transportation Officials, Washington.

Al-Kaisy, A.; A. Jafari e S. S. Washburn (2017) Measuring performance on two-lane highways – Empirical investigation. Trans-portation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2615, n. 1, p. 62-72. DOI: 10.3141/2615-08.

Al-Kaisy, A. e Z. Freedman (2011) Empirical examination of passing lane operational benefits on rural two-lane highways. 6th International Symposium on Highway Capacity and Quality of Service. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 16, p. 340-351. DOI: 10.1016/j.sbspro.2011.04.455.

ANAC (2017) Regulamento brasileiro de aviação civil especial – RBAC –E nº 94. Agência Nacional de Aviação Civil.

Bessa Jr., J. E e J. R. Setti (2018) Evaluating measures of effectiveness for quality of service estimation on two-lane rural highways. Journal of Transportation Engineering, Part A: Systems, v. 144, p. 04018056. DOI: 10.1061/JTEPBS.0000178.

Bessa Jr, J. E.; J. R. Setti e S. S. Washburn (2017) Evaluation of models to estimate percent time spent following on two-lane highways. Journal of Transportation Engineering, Part A: Systems, v. 143, p. 04017010. DOI: 10.1061/JTEPBS.0000032.

Cunha, A. L. B. N. (2013) Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usan-do OpenCV. Tese de Doutorado, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponı́vel em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-19112013-165611/pt-br.php> (acesso em 20/08/2021).

Demarchi, S. H. (2000) TruPer simulador de desempenho de veículos rodoviários e ferroviários. Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá.

DJI (2017) Mavic Pro: User manual, Shenzhen, Guangdong, China.

FGSV (2005) Handbuch zur Bemessung von Strassenverkehrsanlagen 2001 (HBS, German Highway Capacity Manual 2001). Forschungsgesellschaft fur Straßen und Verkehrswesen (FGSV), Cologne.

Goldberg, D. E. (1989) Genetic algorithms in search, optimization and machine learning. Addison-Wesley, Reading, Massachu-setts.

Hollander, Y. e R. Liu (2008) The principles of calibrating traffic microsimulation models. Transportation, v. 35, n. 3, p. 347–362. DOI: 10.1007/s11116-007-9156-2.

Lacerda, V. M. (2016) Estimação da velocidade média em vias urbanas com o uso do microssimulador VISSIM. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará. Disponı́vel em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31543> (acesso em 09/08/2021).

Li, J e S. S. Washburn (2014) Improved operational performance assessment for two-lane highway facilities.

Journal of Transportation Engineering. v. 140, n. 6. DOI: 10.1061/(ASCE)TE.1943-5436.0000666.

Lima, C. M.; L. V. Fleury; F. A. Silva; J. E. Bessa Jr.; A. L. Costa; D. M. C. Velho e A. F. Andalício (2018) Caracterização da frota de caminhões da rodovia BR-040 para fins de simulação microscópica com o VISSIM. Anais do XXXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Gramado, RS.

Melo, R. A. e J. R. A. Setti (2007) Fluxos mínimos de veículos para implantação de faixas adicionais em aclives de rodovias de pista simples. Transportes, v. 15, n. 1, p. 16-23. DOI: 10.14295/transportes.v15i1.43.

Moreno, A. T. (2020) Estimating traffic performance on Spanish two-lane highways. Case study validation. Case Studies on Transport Policy, v. 8, n. 1, p. 119-126. DOI: 10.1016/j.cstp.2018.06.005.

Moreno, A. T.; C. Llorca e A. García (2016) Operational impact of horizontal and vertical alignment of two-lane highways. Transportation Research Procedia, v. 15, p. 319-330. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.06.027.

Moreno, A. T.; C. Llorca; S. S. Washburn; J. E. Bessa Jr. e A. García (2018) Operational considerations of passing zones for two-lane highways: Spanish case study. Promet-Traffic & Transportation, v. 30, n. 5, p. 601-612. DOI: 10.7307/ptt.v30i5.2776.

Pereira, H. M. e J. E. Bessa Jr. (2017) Análise comparativa de métodos para cálculo do nível de serviço em rodovias de pista simples. Anais do XXXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Recife, PE.

PTV (2018) VISSIM 10 User Manual. Planning Transport Verkehr AG – PTV Vision, Karlsruhe, Germany.

Setti, J. R.; J. E. Bessa Jr.; C. Y. Egami e M. L. Mon-Ma (2011) Adaptação do HCM2000 para análise da capacidade e do nível de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. Transportes, v. 19, n. 2, p. 66-78. DOI: 10.14295/transportes.v19i2.510.

Silva, F. A. (2019) Determinação do impacto de zonas de ultrapassagens proibidas e de faixas adicionais de subida em seg-mentos de rodovias de pista simples. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Ge-rais. Disponı́vel em: <http://hdl.handle.net/1843/30497> (acesso em 09/08/2021).

TRB (2000) Highway Capacity Manua 2000. Transportation Research Board. Washington D.C.

TRB (2016) Highway Capacity Manual, 6th edition: a guide for multimodal mobility analysis. Transportation Research Board. Washington D.C.

TSS (2018) Aimsun 8.3: Dynamic Simulators User’s Manual. Transport Simulation Systems. Barcelona, Espanha.

Utimura, F. S.; J. R. Setti; C. Y. Egami e M. L. Mon-Ma (2007) Verificação da acurácia de estimativas do nível de serviço em rodovias de pista simples no estado de São Paulo. In: XXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2007, Rio de Janeiro. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2007. Rio de Janeiro: ANPET.

Washburn, S. S. (2017) SwashSim Traffic Simulation Program, User guide for the two-lane highway module. University of Flori-da, 2017.

Washburn, S. S.; D. Watson; Z. Bian; T. Luttinen; A. Al-Kaisy; A. Jafari; R. Dowling e A. Elias (2018) Improved analysis of two-lane highway capacity and operational performance. Final Report for NCHRP Project 17-65 National Cooperative Highway Re-search Program, TRB, Washington, Web-Only Document 255. DOI: 10.17226/25179.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Silva, F. A. e, Bessa Júnior, J. E. ., Costa, A. L., Cunha, A. L., Andalício, A. F. ., da Costa Velho, D. M. ., & Nazareth, V. S. . (2021). Avaliação do efeito de faixas adicionais de subida em segmentos de rodovias de pista simples. TRANSPORTES, 29(2), 2359. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2359

Edição

Seção

Artigos