A necessidade de um pacto social para a viabilização dos planos de mobilidade urbana

Autores

  • Vinicius Henter Carneiro Bastos Universidade Federal do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro – Brasil
  • Renato Guimarães Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil
  • Romulo Dante Orrico Filho Universidade Federal do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2409

Palavras-chave:

Pacto social, Mobilidade urbana, Viabilização política

Resumo

Este artigo buscou identificar estratégias para viabilizar os planos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Esses planos seguem diretrizes ousadas, como a priorização dos modos ativos e públicos coletivos. Portanto, o desafio é vencer a resistência de atores sociais não dispostos a serem sacrificados em prol da coletividade. Como procedimentos metodológicos, os autores analisaram os principais desafios da mobilidade urbana no país, trouxeram para a engenharia de transportes o debate de Mancur Olson sobre a lógica da ação coletiva e avaliaram duas propostas de pacto da mobilidade urbana: a da então presidente Dilma Rousseff e a do Ipea. O resultado dessas análises aponta para a necessidade de um pacto da mobilidade urbana na lógica “ganha-ganha”. Um pacto que envolva não só o poder público, mas também diversos atores sociais privados, e que seja na lógica “ganha-ganha”: eles ganham se participar, e a coletividade ganha com a participação deles.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

Bastos, V. H. C. ., Ribeiro, R. G., & Orrico Filho, R. D. . (2021). A necessidade de um pacto social para a viabilização dos planos de mobilidade urbana. TRANSPORTES, 29(2), 2409. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2409

Edição

Seção

Artigos