Avaliação das respostas do ground penetrating radar às mudanças nas características de britas graduadas para camadas do pavimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2770

Palavras-chave:

GPR-Ground Penetrang Radar, Brita Graduada, Umidade, Controle Tecnológico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a sensibilidade do ground penetrating radar às variações da granulometria e massa específica aparente de misturas de britas graduadas utilizadas em camadas do pavimento. Comparou-se dois tipos de mistura, uma de graduação densa e uma de graduação aberta: respectivamente a BGS da Faixa B da especificação 141/2010 – ES do DNIT e a base drenante da especificação ET-DE-P00/008 do DER/SP, as quais foram compactadas em uma caixa de madeira de 40 × 40 × 15 cm confeccionada para este fim. Para a execução dos ensaios foi utilizado o sistema GPR SIR 3000, da GSSI, com antena blindada, de transmissão pelo solo, com frequência central de 1,6 GHz. A fim de avaliar a sensibilidade às variações da massa específica aparente foram realizados levantamentos com ambas as misturas nas seguintes condições: teor de umidade variando ±1,0% em relação à umidade ótima; no estado solto e compactadas a 90%; 95%; 98% e 100% do Proctor Modificado. Em todos os ensaios o objetivo foi detectar variações na permissividade dielétrica e relacioná-la à granulometria e às condições de compactação das misturas. Os resultados obtidos demonstram que, em função do baixo contraste entre as propriedades físicas das duas misturas, o ground penetrating radar não foi capaz de diferenciá-las. Os resultados também demonstram que o ground penetrating radar é sensível às variações da massa específica aparente, mas não o suficiente para substituir os métodos tradicionais de controle de qualidade da execução de camadas granulares, porém pode ser utilizado para identificar heterogeneidades nas mesmas.

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Referências

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

Moraes Treiber, H., & Françoso, M. T. (2023). Avaliação das respostas do ground penetrating radar às mudanças nas características de britas graduadas para camadas do pavimento. TRANSPORTES, 31(1), e2770. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2770

Edição

Seção

Artigos