Análise em EF 3D de pavimentos asfálticos urbanos em vias de transporte público sob ação de pneu de ônibus em movimento
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3111Palavras-chave:
Análises dinâmicas. Pavimentos flexíveis. Aceleração e frenagem. Declividade longitudinal. Elementos finitos.Resumo
Entender os mecanismos estruturais aos quais os pavimentos asfálticos estão submetidos em campo pode prevenir falhas prematuras. Neste trabalho, análises dinâmicas e estáticas de elementos finitos 3D foram realizadas e comparadas entre si para avaliar seus efeitos em termos de velocidade constante, aceleração, frenagem, rugosidade e declives longitudinais da rodovia. A análise numérica é um método de pesquisa não destrutivo que permite acessar a resposta em qualquer ponto interno do pavimento, de forma mais econômica e sustentável. Um trecho comum de pavimento urbano foi escolhido para as análises por ser representativo de rotas de transporte de passageiros em Curitiba – Brasil. Um ônibus padrão foi considerado para as análises e os parâmetros simularam condições diversas e usuais de tráfego e serviço. De acordo com esta análise, a aceleração em declives é a situação mais crítica para o pavimento em estudo, podendo ser até 24 vezes maior que a condição estática.
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Última atualização: 27/11/2025




