Análise em EF 3D de pavimentos asfálticos urbanos em vias de transporte público sob ação de pneu de ônibus em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3111

Palavras-chave:

Análises dinâmicas. Pavimentos flexíveis. Aceleração e frenagem. Declividade longitudinal. Elementos finitos.

Resumo

Entender os mecanismos estruturais aos quais os pavimentos asfálticos estão submetidos em campo pode prevenir falhas prematuras. Neste trabalho, análises dinâmicas e estáticas de elementos finitos 3D foram realizadas e comparadas entre si para avaliar seus efeitos em termos de velocidade constante, aceleração, frenagem, rugosidade e declives longitudinais da rodovia. A análise numérica é um método de pesquisa não destrutivo que permite acessar a resposta em qualquer ponto interno do pavimento, de forma mais econômica e sustentável. Um trecho comum de pavimento urbano foi escolhido para as análises por ser representativo de rotas de transporte de passageiros em Curitiba – Brasil. Um ônibus padrão foi considerado para as análises e os parâmetros simularam condições diversas e usuais de tráfego e serviço. De acordo com esta análise, a aceleração em declives é a situação mais crítica para o pavimento em estudo, podendo ser até 24 vezes maior que a condição estática.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

Figur, N. E., & Franciesca Vicentini, D. (2025). Análise em EF 3D de pavimentos asfálticos urbanos em vias de transporte público sob ação de pneu de ônibus em movimento. Transportes, 33, e3111. https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3111

Edição

Seção

Artigos