Modelo matemático Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem para a logística de distribuição de encomendas

Autores

  • Karina Pedrini Fraga UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo de Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Glaydston Mattos Ribeiro UFRJ-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Antonio Silva Correios S/A
  • Raimundo Franca Júnior Correios S/A

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1095

Palavras-chave:

Two-Echelon Capacitated Vehicle Routing Problem, Frota Heterogênea, Restrição de Acesso Logística Reversa.

Resumo

Muitas cidades vêm enfrentando dificuldades de mobilidade urbana e, por isso estão impondo restrições para à circulação de caminhões de maior porte. Assim, empresas de logística vêm atuando em uma logística de dois níveis usando Centros de Distribuição Urbanos (CDU) que recebem caminhões de maior porte e fracionam a carga para distribuir aos clientes em caminhões de pequeno porte. Para colaborar com este planejamento, este artigo realiza uma adaptação de um modelo matemático baseado no Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem (2E-CVRP) para resolver de forma integrada a formação de rotas entre o depósito central e os CDU e as rotas destes para os clientes. O modelo foi aplicado à logística dos Correios na região metropolitana do Espírito Santo e instâncias com até 4 CDU e 25 clientes foram testadas com o uso do solver CPLEX 12.6 obtendo as rotas para as entregas nos dois níveis.

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Biografia do Autor

Karina Pedrini Fraga, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil - Transportes - UFES, Engenheira de Produção - UFES.

Porfessora Universitária.

Atualmente é pesquisadora de modelos matemáticos aplciados à area de logística

Rodrigo de Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutor em Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) (2013-2016 e 2016-2019). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Área de Transportes . Professor permanente do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES).

Glaydston Mattos Ribeiro, UFRJ-Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES. Tem experiência na área de Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória).

Carlos Antonio Silva, Correios S/A

Analista de Logística dos Correios S/A

Raimundo Franca Júnior, Correios S/A

Analista de Logística dos Correios S/A

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Fraga, K. P., Rosa, R. de A., Ribeiro, G. M., Silva, C. A., & Júnior, R. F. (2016). Modelo matemático Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem para a logística de distribuição de encomendas. TRANSPORTES, 24(3), 81–89. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1095

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica