Avaliação de medidas de desempenho para rodovias de pista simples obtidas a partir de relações fluxo-velocidade

Autores

  • Jose Elievam Bessa Junior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Jose Reynaldo Setti Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1145

Palavras-chave:

Medidas de Desempenho, Rodovias de Pista Simples, Relações Fluxo-velocidade, Simulação de Tráfego.

Resumo

Para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples, o Highway Capacity Manual 2010 (HCM2010) adota como medidas de desempenho a porcentagem de tempo viajando em pelotões (PTSF) e a velocidade média de percurso (ATS). A PTSF, no entanto, é praticamente impossível de ser observada em campo. Na literatura, algumas pesquisas propõem medidas de desempenho alternativas à PTSF que podem ser coletadas diretamente da observação do tráfego. Além disso, as relações fluxo-velocidade têm um papel fundamental na determinação do nível de serviço no HCM2010 e no HBS2001. A meta deste trabalho foi avaliar medidas de desempenho provenientes de relações fluxo-velocidade que pudessem ser adequa-das para descrever a qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. Usando dados de tráfego sintéticos produ-zidos com uma versão do CORSIM calibrada para rodovias no Brasil, foram obtidas relações fluxo-velocidade para diferentes condições (geometria, porcentagens de veículos pesados e velocidades de fluxo livre). Comparações dos valores provenientes desses modelos com dados de campo indicaram que a velocidade média de percurso dos automóveis e a densidade para automóveis poderiam substituir os critérios atuais do HCM para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples no Brasil.

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Biografia do Autor

Jose Elievam Bessa Junior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre (2009) e Doutor (2015) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). É Professor Efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, no Departamento de Engenharia de Transportes (Campus I). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Simulação de tráfego, Capacidade e Nível de Serviço, Controle de tráfego urbano e rodoviário e Planejamento dos transportes.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Bessa Junior, J. E., & Setti, J. R. (2016). Avaliação de medidas de desempenho para rodovias de pista simples obtidas a partir de relações fluxo-velocidade. TRANSPORTES, 24(3), 72–80. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1145

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica